No que poderia soar alarmes para o establishment de segurança indiano, um relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), alertou sobre a China e seu programa "destrutivo" espacial de estagnar ou destruir satélites de outros países e como seus submarinos nucleares agora fazer incursões no Oceano Índico.
Lançado em 8 de maio, o relatório anual do Departamento de Defesa para o Congresso dos EUA sobre "militares e a segurança e os desenvolvimentos que envolvem a República Popular da China 2015 'fala sobre um" objeto "mistério que Pequim tinha lançado no espaço em uma trajetória balística com uma altura máxima acima de 30.000 km.
Essa trajetória levou-o perto de órbita geoestacionária, onde muitas nações mantém comunicações e satélites de sensoriamento em terra. O "objeto" re-entrou em órbita da Terra 9,5 horas após o lançamento. O relatório dos Estados Unidos não conseguira identificar-lo e declarou: "O perfil de lançamento não era consistente com os veículos tradicionais de espaço-lançamento, mísseis balísticos ou lançamentos de foguetes soando utilizados para a investigação científica. ” Pode, no entanto, ter sido um teste de tecnologias com uma missão em counterspace. "
"A China continua a desenvolver uma variedade de capacidades destinadas a limitar ou impedir a utilização de elementos espaciais por adversários, incluindo o desenvolvimento de armas de energia dirigidas e jammers satélites", o relatório dos EUA advertiu. Os EUA expressaram preocupação "da China continuando o desenvolvimento de tecnologias espaciais destrutivas representando uma ameaça a todas as nações pacíficas".
Fonte: http://www.tribuneindia.com/news/nation/china-launches-mystery-object-into-space/78986.html
Sem comentários:
Enviar um comentário