quarta-feira, 20 de maio de 2015

Busca por termos racistas no Google Maps dá Casa Branca como resultado

Busca por 'nigger house' no Google Maps exibe como resultado a Casa Branca, sede do governo norte-americano. (Foto: Reprodução/Google Maps)
Busca por 'nigger house' no Google Maps exibe como resultado a Casa Branca, sede do governo norte-americano. (Foto: Reprodução/Google Maps) 

Pesquisas que usam termos racistas realizadas na plataforma de mapas do Google exibem como resultado a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, onde trabalha o presidente Barack Obama, o primeiro negro na história do país a ocupar o posto, revelou uma reportagem do jornal “Washington Post” publicada nesta quarta-feira (20).
Os termos usados são “nigger house” (algo como “casa de preto”, em tradução livre) e “nigger king” (“rei preto”). Apesar de não soarem tão agressivas em português, os termos são muito pejorativos em inglês e remetem aos tempos da escravidão nos EUA.
“Alguns resultados inapropriados que não deveriam aparecer estão aparecendo no Google Maps, e nós nos desculpamos por qualquer ofensa que isso possa ter causado”, afirmou um porta-voz do Google ao jornal. “Nossos times estão trabalhando para consertar esse assunto rapidamente.”
Buscar no Maps pelas duas expressões e, na manhã desta quarta, elas ainda davam como resultado a sede administrativa norte-americana.
O resultado da busca é mais um de uma série de inconsistências que o Google Maps tem apresentado. Em uma delas, Edward Snowden, o ex-analista da CIA que revelou os programas de monitoramento cibernético dos EUA, foi “colocado” dentro da Casa Branca.
Em outra, uma imagem em que o robô símbolo do sistema operacional do Google, o Android, aparecia urinando na maçã mordida, ícone da Apple, foi incluída na região do Paquistão.
As brincadeiras, que agora se tornam ofensivas, ocorreram após o Google liberar um recurso para programadores criarem aplicativos interativos baseados no sistema de mapas e coletarem dados geográficos.
Na terça-feira (12) passada, a empresa voltou atrás e desabilitou a ferramenta. Aparentemente, porém, algumas alterações permaneceram.
“Nós estamos considerando todas as opções que nos ajudarão a liberar novamente as edições o mais rápido possível”, afirmou a gerente de produto do Google Map Maker, Pavithra Kanakarajan, em comunicado. A empresa prometeu para a próxima quarta-feira (27) uma atualização sobre a suspensão da ferramenta.
O presidente dos EUA, Barack Obama (Foto: Pablo Martinez Monsivais/A)
O Presidente dos EUA, Barack Obama (Foto: Pablo Martinez Monsivais/A)
 
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/05/busca-por-termos-racistas-no-google-maps-da-casa-branca-como-resultado.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...