quarta-feira, 1 de abril de 2015

Deputado norte-americano diz que criptografia é um monstro que auxilia terroristas

A decisão de empresas como Facebook, Google, Yahoo e Apple facilitarem o acesso a tecnologias de criptografia recebeu novas críticas de autoridades. John Carter, deputado norte-americano, disse na quarta-feira (25) que as empresas de tecnologia "criaram um monstro". Dias depois, Rob Wainwright, diretor da polícia europeia Europol, disse que a criptografia é o "maior problema para a polícia" para lidar com o terrorismo.

As tecnologias de criptografia ou cifras eletrônicas embaralham dados de tal maneira que somente o dono do aparelho ou o destinatário da mensagem é capaz de ler a informação. Sem a senha de acesso, os dados permanecem embaralhados. Com a tecnologia atual, essas senhas podem levar anos para serem descobertas, o que obstrui a perícia de dispositivos de armazenamento e realização de grampos, mesmo quando estes foram autorizados pela Justiça.

As declarações de Carter e Wainwright ecoam afirmações do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, do diretor de combate ao cibercrime da Europol, Troels Oerting e do próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que salientaram os desafios judiciais impostos pela criptografia. Carter afirmou que não faz sentido defender a criptografia como um direito à privacidade, porque a tecnologia está impedindo o cumprimento da lei.

"Não acho que isso um direito de privacidade no mundo que possa impedir você [diretor do FBI, James Comey] de cumprir a lei. Se foi isso que [as empresas de tecnologia] criaram, então elas criaram um monstro que prejudicará autoridades policiais, a segurança nacional e tudo mais neste país, e isso realmente precisa ser resolvido", afirmou o deputado republicano do Texas. A declaração foi feita durante uma sessão de uma comissão parlamentar que decidia sobre o orçamento do FBI para 2016.
Já o chefe da Europol criticou diretamente as fabricantes de software e hardware por incluírem esses recursos em seus produtos. "Estamos decepcionados com a postura dessas empresas de tecnologia que só acrescentam problemas para chegar às comunicações das pessoas mais perigosas que abusam da internet. Elas estão fazendo isso, suponho, por causa de um imperativo comercial impulsionado pelo o que elas acreditam ser uma demanda dos consumidores por mais privacidade na comunicação", disse Wainwright, segundo reportagem da "BBC".

Wainwright reconheceu que essa tendência resulta das revelações presentes nos documentos vazados por Edward Snowden e que agora é preciso que a relação de confiança entre as empresas de autoridade as autoridades.

Google vê 'batalha'

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que as empresas de tecnologia vencerão a "batalha" da criptografia, pelo menos nos EUA. O comentário foi feito em um fórum no American Enterprise Institute, segundo reportagem da agência de notícias AFP. "Não sabemos como construir uma passagem secreta nesses sistemas que dê acesso apenas aos bons moços", declarou o executivo.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/04/deputado-norte-americano-diz-que-criptografia-e-um-monstro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...