terça-feira, 14 de abril de 2015

O terramoto que destruiu Lisboa em 1755

Uma simulação computadorizada do terramoto que destruiu Lisboa em 1755 é um dos mais recentes fenómenos virais da Internet portuguesa

Divulgada em novembro de 2014 pelo canal norte-americano Smithsonian Channel, a simulação que agora circula entre os internautas portugueses insere-se numa série de episódios intitulada 

"Tempestade Perfeita: A Ira da Deus" e explica a devastação do dia 1 de novembro de 1755.

Nesse Dia de Todos os Santos, milhares de pessoas foram mortas em Lisboa, na sequência de um terramoto de 8,5 na escala de Richter, seguido por um maremoto e um grande fogo.

O vídeo salienta o sismo desfez os edifícios da cidade, o que levou dezenas de milhares de pessoas a fugirem para a beira-rio, onde um tsunami as matou. Para culminar esta "tempestade perfeita", a velas que tinham sido acesas nas igrejas lisboetas para assinalar o dia tombaram com o movimento da terra e provocaram um gigante incêndio na cidade.

Tudo isto tornou as ruas de Lisboa "infernais" e as igrejas em "armadilhas mortais", "ajoelhando a capital de um império global", afirma o canal na apresentação da simulação que mostra imagens virtuais do que seria a capital portuguesa no século XVIII.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4510773

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...