terça-feira, 21 de abril de 2015

Nazi de 93 anos cúmplice na morte de 300 mil judeus diz sentir ‘remorsos’

Entrou como voluntário nas SS e terá assistido à morte de milhares de judeus no campo de concentração de Auschwitz.
Oskar Gröning começou a ser julgado na Alemanha
Oskar Gröning começou a ser julgado na Alemanha

Oskar Gröning, de 93 anos, é acusado de ter desempenhado um papel decisivo na morte de 300 mil judeus durante o Holocausto. Começou na manhã desta terça-feira o julgamento, no Tribunal de Lüneburg, Alemanha, e o homem assume agora sentir "remorsos". Gröning entrou como voluntário nas SS, as forças nazis, e cooperou no campo de concentração de Auschwitz durante dois anos. Entre as suas funções estava a de tirar a roupa dos judeus quando chegavam; ajudava a escolher quais os que iam trabalhar e quais seriam imediatamente mortos. Alguns sobreviventes e familiares de vítimas do Holocausto têm lutado há décadas por justiça. E foi essa espera de mais de 70 anos que fez sentar Oskar Gröning no banco dos réus.

"Sem dúvida que sou moralmente cúmplice no assassinato de milhares de Judeus, através da minha actividade em Auschwitz. Além das vítimas, também admito esta culpa moral, com remorsos e humildade. Sobre a questão de eu ser criminalmente culpado, cabe-vos a vós decidir", declarou Oskar Gröning ao juiz.

A declaração do homem de 93 anos chegou após um relato detalhado, de 50 minutos, sobre a sua passagem pelo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Neste relato ficou a conhecer-se como é que ele entrou neste campo de extermínio, bem como as suas tentativas de ser transferido para outro lado, devido às atrocidades a que alegadamente assistiu. Seria um cenário de horror, onde diz ter visto um colega das SS a bater num bebé até à morte.

Este será um dos últimos julgamentos nazis na Alemanha e está a ser observado de perto por historiadores, especialistas do Holocausto e advogados dos direitos humanos de todo o mundo. No entanto, apesar de toda a atenção mediática que este processo está a causar, o juiz Frank Kom Pisch fez questão de frisar a todos os presentes que se trata de "um caso fácil", não se devendo entrar em exageros: "Devemos recordar que é apenas um julgamento criminal, apesar de todo o contexto histórico envolvente".

Este julgamento marca a segunda tentativa de condenar Oskar Gröning, numa investigação que começou em 1978, mas que fracassou sete anos depois, por não haver provas de que o homem fosse directamente responsável pela morte dos prisioneiros. Mas, depois de em 2012, o Tribunal de Munique ter condenado John Demjanjuk por ser cúmplice de assassínio de massas, por trabalhar num campo de concentração, abriu-se uma nova porta para a condenação de Gröning.

Fonte: http://pt.blastingnews.com/internacional/2015/04/holocausto-nazi-de-93-anos-cumplice-na-morte-de-300-mil-judeus-assume-remorsos-00358805.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...