O ex-Presidente brasileiro defendeu que o atual chefe de Estado deve “pedir desculpa” pela sua gestão da pandemia de covid-19, que classificou como “o maior genocídio” da história brasileira.
“Na terça-feira, 3158 pessoas morreram de covid-19 no Brasil, o maior genocídio da nossa história. A nossa atenção não deve incidir sobre as eleições do próximo ano, mas sobre o combate ao vírus e a vacinação da população. Temos de salvar o Brasil da covid-19″, disse Lula da Silva numa entrevista ao semanário alemão Der Spiegel.
O Brasil registou esta quinta-feira, pela primeira vez, mais de 100 mil novos casos de covid-19 em 24 horas, numa altura em que o país soma já mais de 300 mil mortes devido à pandemia.
“Um Presidente não pode saber tudo. Mas ele deveria ter a humildade de consultar pessoas que sabem mais do que ele”, defendeu Lula, acrescentando que Bolsonaro deveria “falar com cientistas, médicos, governadores e ministros da saúde para desenvolver um plano para derrotar a covid-19”.
Bolsonaro, mesmo usando agora máscara, “não leva a covid-19 a sério”, acusou ainda o antigo líder. “Não acredita em vacinas, gastou uma fortuna com um medicamento chamado hidroxicloroquina, apesar de ter sido provado que não serve para nada”, prosseguiu.
“Aqueles que usavam máscaras, chamava-lhes ‘bichas’. Durante um ano, não levou este vírus a sério e mentiu-nos. Durante um ano, provocou todos aqueles que discordaram dele”, reforçou.
Para Lula da Silva, se Bolsonaro “tivesse alguma grandeza, teria pedido desculpa às famílias dos 300 mil mortos de covid-19 e dos milhões de pessoas infetadas”.
“É nossa responsabilidade, dos brasileiros, deter este homem e restaurar a democracia no país”, advertiu o antigo chefe de Estado, para quem “nunca na história” o Brasil teve “um Presidente tão irresponsável“.
https://zap.aeiou.pt/lula-culpa-bolsonaro-maior-genocidio-390574
Sem comentários:
Enviar um comentário