terça-feira, 30 de junho de 2015

Europa como destino de asteroides devastadores

De acordo com cientistas britânicos, as vidas de milhares de pessoas estão ameaçadas pela caída de asteroides durante os próximos 85 anos. Para mitigar os riscos, os cientistas criaram um mapa das áreas mais perigosas do mundo: a mais ameaçada é um trecho entre a Espanha e Escandinávia passando pela França e Alemanha. A América Latina não está imune dos riscos.

Dos 13.000 asteroides descobertos por cientistas britânicos da Universidade de Southampton, 500 podem cair na Terra, informa 'The Telegraph'. O risco de impactos de asteroides de grandes tamanhos contra o nosso planeta não é muito alto, mas as suas consequências podem ser devastadoras.

Portanto especialistas desenvolveram um mapa que mostra os chamados "corredores vermelhos", ou seja, áreas que correm mais riscos de ser atingidas por asteroides e sofrer as consequências fatais. A informação sobre asteroides descobertos são combinadas com informações sobre a densidade populacional, e outros fatores que podem aumentar os efeitos de impactos, tais como tsunamis.
De acordo com o mapa, uma das áreas que enfrentam um perigo maior é a Europa, em particular uma faixa que corresponde Escandinávia, Alemanha, França e Espanha. O Reino Unido não encontra nessa área, mas corre um risco muito alto de tsunami gerado pela queda dos asteroides. A maior parte da Rússia e dos EUA estão fora de perigo, mas um desses 'corredores' atravessa os estados da Califórnia e na Flórida pelo norte do México. Outras áreas perigosas estão na América do Sul: Brasília e Peru. A Austrália também poderia enfrentar uma chuva de asteroides.

Apesar de ter visto muitos filmes de Hollywood, não poucas pessoas se acostumaram a não levar a sério os asteroides, o risco não pode ser ignorado, disse o Dr. Hugh Lewis da Universidade de Southampton, citado pelo The Telegraph '. Em sua opinião, é provável que milhares de pessoas morreriam no impacto de asteroides nos próximos 85 anos, representando percentagens semelhantes às causadas por outros tipos de mortalidade e desastres naturais. Não surpreendentemente, o meteoro Chelyabinsk deixou 1.500 feridos, há dois anos, apesar de ter caído em um lago.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/europa-como-destino-de-asteroides.html


Ban Ki-moon afirma que o mundo está em risco de entrar num caos climático

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, está seguro de que a humanidade pode mergulhar em um desastre se os governos não acelerarem as negociações climáticas.

No contexto das negociações sobre o clima na Assembleia Geral, Ban Ki-moon sublinhou que as nações têm de chegar a um acordo global o mais rápido possível, informa o site oficial da ONU.

"Se não conseguirmos, estaremos condenando os nossos filhos e netos a um futuro de caos climático. Se formos bem sucedidos, vamos colocar o mundo em um caminho em direção a uma maior estabilidade, melhor saúde e economias mais fortes, o que beneficiará a todos", disse o secretário-geral a partir da ONU.

Além disso, Ban Ki-Moon acrescentou que a comunidade internacional deixou um total de dez dias de negociações para chegar a um acordo antes a cúpula das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a ser realizada em Paris no final deste ano.

O acordo tem que recolher um compromisso sobre as emissões de dióxido de carbono e substituir o Protocolo de Kyoto. O principal objetivo é reduzir as emissões de gases do efeito estufa e evitar o aquecimento global superior a barreira de 2 ° C. Entrando em vigor, o acordo iria avançar a transição para sociedades de desenvolvimento sustentável.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/ban-ki-moon-mundo-esta-em-risco-de-entrar-no-quotcaos-climaticoquot.html

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Metano do Ártico pode causar catástrofe mundial

Arctic-Permafrost-melting-008Um estudo realizado por uma equipe internacional de cientistas sugere que uma das possíveis consequências do derretimento das geleiras no Ártico poderia ser uma catástrofe global, devido ao enorme liberação de gás metano. 
A Universidade Politécnica da cidade siberiana de Tomsk lançou um programa internacional de estudo das possíveis consequências do derretimento das geleiras no Ártico. Especialistas da Rússia, EUA, Suécia, Holanda, Grã-Bretanha e outros países uniram forças para estudar o problema e impedir a catástrofe que implicaria na emissão de quinhentos campos de metano sob o espesso gelo glacial. 
Segundo os cientistas, no pior cenário, a humanidade enfrentaria uma catástrofe global para minimizar seu impacto, o que exigiria os orçamentos combinados de todos os países do mundo. 
No ano passado, foram organizadas duas expedições internacionais ao Ártico para estudar em profundidade o efeito da degradação do “permafrost” sob a água sobre o clima do planeta no mar de Laptev e Oceano Ártico. Nesta última expedição a bordo do navio quebra-gelo Oden, participaram 80 especialistas de 15 universidades de todo o mundo. 
"Em profundidades de 60 a 100 metros foram detectadas grandes emissões de metano. Nestas áreas o “permafrost” está em contato com a água quente a partir do fundo durante cerca de 9,000-10,000 anos, o que é suficiente para a água para descongelar. [ ...] Ao todo, durante a nossa última expedição Oden poderia encontrar cerca de 500 campos anômalos de expulsão de metano ", disse ao jornal russo Rossiskaya Gazeta o cientista russo Igor Semiletov, um dos participantes da expedição. 
Ou seja, o derretimento das geleiras leva à liberação na atmosfera do metano que está nas profundezas do Ártico, e este gás não pode ser expulso de forma imprevisível afetando a ecologia da Terra. Os cientistas envolvidos no programa oferecem quatro opções: desde a mais suave ao mais terrível, apelidada como "catastrófica". De acordo com as últimas previsões, a concentração de emissões de metano vai aumentar em várias vezes. "Se isso acontecer, o Protocolo de Quioto parece cenário muito otimista", disse Semiletov. 
O cientista observou que os pesquisadores da Holando têm estudado o cenário "catastrófico" usando um modelo econômico, concluindo que a luta contra as consequências de uma tal catástrofe vai exigir cerca de US $ 70 bilhões. "Este é o orçamento de todas as economias do mundo", disse o explorador russo. "O clima não tem fronteiras nacionais. Todo mundo vai mal", disse ele.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/metano-do-artico-poderia-pode-causar-catastrofe-mundial.html

Especialistas alertam que domínio da humanidade na Terra poderá terminar

Cedo ou tarde, advertem os cientistas, o ser humano deixará de ser o dono da Terra para dar lugar ao domínio de novas espécies. 

Sem dúvidas, o Homo Sapiens ainda é a espécie biológica mais desenvolvida da Terra, mas os especialistas dizem que chegará o momento de ceder seu domínio a novos herdeiros, entre os quais podem estar as espécies criadas pela própria humanidade. Abaixo, seguem algumas das criaturas que poderão governar o planeta em um futuro distante.

Fauna 'inteligente': Especialistas como o bioeticista canadense George Dvorsky sustentam que o ser humano tem o imperativo moral de aumentar o nível de inteligência de outros seres, tão logo as ferramentas técnicas o permitam. Eles afirmam que é preciso ajudar os animais a pensar, para acabar com a injusta vantagem que tem o homem sobre eles.

Grey goo: A hipótese do grey goo aponta que o crescente desenvolvimento da nanotecnologia molecular levanta a possibilidade de a raça humana ser extinta, vítima de um conjunto de robôs miniaturizados, que poderão se reproduzidos sem controle, utilizando para si toda a matéria viva do planeta.

Castas genéticas: O politólogo norte-americano Francis Fukuyama diz que a ideia de um “trans-humanisno”, ou seja, seres humanos aperfeiçoados por meio da tecnologia genética, é extremamente perigosa. Ele afirma que seu desenvolvimento implicaria o fim da igualdade e das ideias liberais, representado por castas genéticas, originadas por pessoas com altos recursos materiais para conceber filhos com capacidades superiores.

Inteligência artificial: Especialistas como Elon Musk e Stephen Hawking mostram sua preocupação com relação à inteligência artificial, que poderia substituir os seres humanos. “As formas primitivas da inteligência artificial serão úteis, mas considero que o desenvolvimento seguinte da inteligência artificial significará o fim da humanidade. As pessoas, em sua lenta evolução biológica, não serão capazes de competir e serão substituídas”, afirma Hawking.

Espécies humanoides: Embora alguns cientistas considerem pouco provável, dado o processo evolutivo da humanidade, é possível que daqui a alguns milhões de anos surjam novas espécies. Habitar outros planetas e sistemas solares abriria a porta para o surgimento de novas espécies humanoides, adaptadas a múltiplas e diferentes condições planetárias.

Fonte: http://listverse.com/2015/06/10/10-post-human-entities-who-could-inherit-the-earth/

Onda de calor no Paquistão provocou a morte de 1300 pessoas

O número de mortos pela onda de calor anômala que sacode a província paquistanesa de Sindh, no sul do país, subiu para 1.306 de acordo com fontes médicas citadas pelo jornal paquistanês Dawn.

As autoridades locais culpam das mortes a empresa de energia K elétric, devido a uma queda de energia que afetou toda a cidade de Karachi.

As autoridades de saúde recomendaram aos residentes evitar a exposição prolongada ao sol e com roupas de algodão. As autoridades paquistanesas abriram 100 centros para aliviar os efeitos do calor.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/onda-de-calor-no-paquistao-deixou-1300-mortos.html

Estado Islâmico chega a Jerusalém prometendo matar cristãos

Este ano o mês de Ramadã, sagrado para os muçulmanos,está sendo marcado por uma série de atentados e ameaças por parte do Estado Islâmico em diferentes partes do mundo. 
Ignorado pela grande mídia, o surgimento de um panfleto com o símbolo do Estado Islâmico em plena Jerusalém assusta. O material escrito em árabe foi espalhado na porção oriental de Jerusalém, reivindicada pela Autoridade Palestina como sua capital. 
A mensagem é clara. Todos os cristãos árabes vivendo na porção ocidental de Jerusalém, devem sair de lá até o final do Ramadã ou serão mortos. Segundo a imprensa israelense atualmente cerca de 12.000 árabes cristãos vivem na capital. 
Divulgado apenas por alguns sites judeus, a notícia alarmante surge no mesmo dia em que o Papa deu sua bênção para que a Autoridade Palestiniana se torne uma nação independente. 
O Vaticano ignora a realidade que existem milhares de cristãos árabes em Israel e que sempre desfrutaram de liberdade religiosa. Mesmo assim nunca se manifestou sobre as ameaças que são feitas àqueles cristãos que vivem nas cidades palestinas. 
A comprovação de um Estado Islâmico na Palestina – nome que assina os panfletos – mostra que as ameaças dos jihadistas de invadir Israel podem estar cada vez mais perto de se concretizarem.
Existem registros de jovens que saíram da Palestina para se juntar ao Estado islâmico nos últimos anos. No ano passado,foguetes foram lançados de Gaza contra Israel durante a guerra. 
Bandeiras com símbolos do EI foram vistas no Monte do Templo em Jerusalém em meados de 2014. 
No início deste mês, um vídeo do grupo extremista, mostra o lançamento de um ataque a partir da Faixa de Gaza contra o povo israelense. Movimentações militares nas Colinas de Golan, que marcam a fronteira do norte de Israel com o sul da Síria – dominada pelo EI – mostram que extremistas estão acampados a poucos quilômetros da fronteira. Com informações de Times of Israel e Jewish Press

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/estado-islamico-chega-a-jerusalem-prometendo-matar-cristaos1435505295.html

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sete histórias macabras de garotas extremamente violentas

1. Nevada-tan, a pequena assassina
No dia 1º de junho do ano de 2004, Natsumi Tsuji, de 11 anos, se desentendeu com sua colega Satomi Mitarai, de 12 anos e a degolou com seu estilete. Depois disso voltou à aula como se nada tivesse acontecido.
Garota é idolatrada no Japão e ganhou até versões em desenho

No dia do crime, testemunhas relataram que a menina usava um moletom da Universidade de Nevada e, por isso, surgiu o apelido de “Nevada-tan”, significando algo como “a pequena Nevada”. A garota ficou famosa, ganhando versões em desenho e até mesmo cosplays.
Cosplay de Nevada-tan

2. Mary Bell, drogada e prostituída aos 4 anos
Com apenas 2 anos, a inglesa Mary Bell era diferente das crianças de sua idade. Não chorava ao se machucar e feria outras crianças, como a vez em que, aos 4 anos, tentou enforcar uma colega e explicou às professoras que sabia o que estava fazendo. No ano seguinte, presenciou a morte por atropelamento de um colega e disse que não sentia nada e, em 1968, com 11 anos, Mary matou dois meninos estrangulados, de apenas 3 e 4 anos.

Vítimas de Mary Bell

Filha de uma prostituta viciada em drogas e com distúrbios psiquiátricos, Mary foi colocada para adoção diversas vezes. A mãe costumava dar drogas a Mary, que chegou a ter overdoses terríveis e ainda obrigava a menina a se prostituir junto a ela desde os 4 anos de idade.
3. Projeto de Suzane Richthofen
Jasmine Richardson, de 12 anos, não gostou quando sua família tentou impedi-la de ver seu namorado, que era 11 anos mais velho. Os dois arquitetaram um plano e mataram o pai, a mãe e o irmão mais novo da garota, de apenas 8 anos. Em depoimento, eles contaram que o irmão implorou por sua vida: “Eu estou com medo. Eu sou muito jovem para morrer” , disse o garoto antes de sua irmã esfaqueá-lo no peito e o namorado cortar garganta dele.
4. Matou só para ver se era bom
Aos 15 anos, Alyssa Bustamante estrangulou, cortou a garganta e esfaqueou uma menina de 9 anos. O motivo? Ela “queria saber como se sentiria matando alguém”. Em seu julgamento, um trecho de seu diário foi lido: “Eu a estrangulei, cortei a garganta e a esfaqueei, então agora ela está morta. Eu não sei como estou me sentindo. Foi incrível. Logo que passa a sensação de ‘oh, meu Deus, eu não posso fazer isso’, é realmente prazeroso. Agora estou meio nervosa e tremendo. Tenho que ir para a igreja agora... (risos)”. 

5. Assassinada pelas amigas
Garota foi assassinada por duas amigas em um matagal

Fabíola Santos Corrêa, de 13 anos, foi brutalmente assassinada por duas amigas da mesma idade, em Minas Gerais. Fabíola foi levada para um matagal e jogada no chão. Uma das adolescentes contou que encostou uma faca no pescoço da vítima, que tentou se defender. Durante a briga, a garota acabou sofrendo um corte no pescoço e caiu. Com a situação fora de controle, as outras adolescentes resolveram matá-la ali mesmo. Fabíola ainda foi agredida com um golpe de barra de ferro na cabeça.

Segundo o delegado que cuida do caso, uma das agressoras contou também que, com Fabíola já caída, as duas abriram o peito da garota e arrancaram o coração dela, que ainda batia.

6. Ataque ao colégio
Em janeiro de 1979, a escola Groover Cleveland Elementary School, em San Diego, Califórnia, foi alvo de um ataque. Vários tiros foram disparados contra a escola e o diretor, Burton Wragg, e o zelador, Mike Suchar foram mortalmente atingidos. A polícia logo cercou o local e, após 6 horas descobriram que o assassino era Brenda Spencer, uma adolescente de 16 anos.

Em declaração, Spencer disse que “não houve motivo e que foi só uma grande diversão”. “Foi como atirar nos patos de um lago. As crianças pareciam um rebanho de vacas andando por lá; foi fácil acertá-las ”, completou.

7. A fúria de um anjo
"O que você tenta fazer com o seu irmão?" - "Matar ele."

Beth Thomas foi adotada aos 2 anos, juntamente com seu irmão de 7 meses de idade. Beth logo mostrou possuir um ódio incontrolável e uma aversão às pessoas, chegando a maltratar seu irmão e ameaçá-lo de morte com uma faca. Descobriu-se que a mãe biológica da menina havia morrido no parto do segundo filho e que o pai abusava das crianças antes da adoção. A garota foi chamada em 1989 de Criança do Ódio em um documentário da HBO chamado "Child of Rage", que você pode conferir aqui:
Fonte: http://www.megacurioso.com.br/historias-macabras/71498-8-garotas-mais-perversas-da-historia.htm

Robôs inteligentes vão dominar o Mundo

O co-fundador da Apple Steve Wozniak, acredita que os robôs super inteligentes vão conquistar o mundo e manter os seres humanos como animais de estimação.

"Eles serão mais inteligentes do que nós e se eles são mais espertos do que nós, então eles vão perceber que nós precisamos deles", disse Wozniak quarta-feira enfrentando uma platéia de 2.500 pessoas no teatro Moody em Austin, Texas (EUA .), informa o portal 'República Tech. Seu discurso era parte da Forum Freescale Technology 2015.

Porem Wozniak foi rápido em tranquilizar o público, garantindo que para os humanos a transição dos reis autocoronados da terra as formas de vida obsoletas mantidas pelas suas próprias criações vão tomar centenas de anos.Ele também observou que a vida de nossos descendentes distantes não será ruim.

"Queremos ser o animal de estimação da família e ser cuidada o tempo todo. Eu tenho essa ideia há alguns anos atrás, então eu comecei a alimentar o meu cão com carnes e frango todas as noites", brincou o co-fundador da Apple.

Wozniak é conhecido por se referir a inteligência artificial como "a nossa maior ameaça existencial". Esta preocupação é partilhada por alguns cientistas, especialistas em informática, inventores, incluindo Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/quotrobos-inteligentes-vao-conquistar-o-mundoquot.html

Os EUA estão a preparar-se para uma guerra nuclear na Europa

A OTAN tenciona rever a sua estratégia nuclear em resposta à crescente tensão com a Rússia, de acordo com fontes da Aliança. Especialistas alertam que o reforço do potencial nuclear da UE põe em perigo a Europa.

De acordo com o The Guardian, a estratégia nuclear da OTAN está sendo discutido no âmbito da reunião ministerial da Aliança, em Bruxelas, que começou quarta-feira.

No entanto, os EUA tentam trazer para a reunião do grupo central da OTAN, o que poderia ser realizada este ano, a atualização da sua estratégia nuclear, incluindo o aumento do papel das armas nucleares em exercícios da OTAN.

O grupo nuclear também irá considerar como interpretar a declaração do presidente russo na semana passada, sobre o aumento do arsenal nuclear russo em 40 mísseis intercontinentais em resposta aos planos pelo acúmulo militar da OTAN na Europa.

Europa, um alvo potencial

"Os EUA estão procurando maneiras de justificar sua saída do tratado de mísseis nucleares de curto e médio alcance (INF) e instalar suas ogivas nucleares na Europa, perto da fronteira com a Rússia", disse à 'Vzgliad' Konstantin Sivkov, vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos.

O curso dos EUA para a implantação de seu arsenal nuclear na Europa manteve-se a intenção de distrair o foco de seu próprio território e em países europeus para transformar um alvo potencial.

"Os líderes europeus devem entender uma coisa simples: Em caso de instalação de armas nucleares dos EUA na Europa, automaticamente a Europa se converterá em um teatro de guerra nuclear. É uma armadilha para a Europa", acrescentou o especialista.

Segundo ele, "aumentando exercícios nucleares na Europa significa que Washington está se preparando para a guerra nuclear na Europa."

Se os EUA deixarem o tratado INF, a Rússia poderá implantar 600 lançadores de mísseis de cruzeiro em terra com um alcance de 5.000 km como resposta simétrica, acrescentou.

Nada vai mudar

Viktor Murajovski, o redator chefe da revista russa 'Arsenal Otéchestva', acredita que nada vai mudar na estratégia da OTAN.

"Mesmo nos anos da chamada" parceria entre a Rússia e a OTAN, "a Rússia permaneceu como o principal inimigo potencial no planejamento militar da Aliança”, disse ele.

"Justamente a Rússia se apontavam as armas nucleares armazenadas na Europa. Em Caso contrário, os EUA iriam ter se retirado. No entanto, suas bombas táticas foram deixadas lá", acrescentou.

O especialista sublinhou que a doutrina militar russa determina com precisão as condições para o uso de armas nucleares. "E a Rússia não tem necessidade de revisá-lo", disse ele.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/guerras/quotos-eua-estao-se-preparando-para-uma-guerra-nuclear-na-europaquot.html

Sinais de uma possível guerra entre a China e os Estados Unidos

O conflito no Mar do Sul da China não é o único sinal da crescente tensão nas relações entre a China e os EUA Há outros sinais que sugerem que a guerra entre estas duas potências poderia se tornar realidade.

Tanto a China quanto os EUA continuam aumentando os seus orçamentos militares, os mais altos domundo. O portal “End Of The American Dream” apresenta uma lista de evidências que sugerem que os dois poderes estão se preparando para um confronto.

O conflito no Mar da China Meridional

A China se esforça para fortalecer suas posições na região das ilhas Spratly. Enquanto Pequim diz que a criação de ilhas artificiais na região tem fins científicos, a inteligência dos EUA insiste que a China planeja estabelecer bases militares na área disputada. Como uma superpotência, os EUA tentam contrariar o desejo de Pequim de dominar o Mar do Sul da China. De acordo com vários analistas, a expansão artificial das ilhas por parte da China é percebida em Washington como uma tentativa de inclinar unilateralmente a balança em seu favor, por isso do seu enérgico protesto.

Os EUA realizam manobras destinadas a imitar um conflito com a China

Autoridades militares norte-americanas começaram a se preparar para os exercícios Cobra Gold de 2016, que será realizado na Tailândia, informa a AP. É realizado anualmente na região da Ásia-Pacífico um dos maiores exercícios militares mundo, em sete países (EUA, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Indonésia, Tailândia e Malásia), além de alguns observadores participarem.

Roubo por hackers de dados de 14 milhões de funcionários federais norte-americanos

Os EUA acreditam que este ataque foi "um ato militar" e culpa a China. Além disso, os EUA aumenta suas chances de defesa cibernéticas e até mesmo criar suas próprias cibertropas.

Milhares de navios mercantes chineses estão adaptados para participar em operações militares

De acordo com o jornal estatal China Daily, este plano "permitirá a China converter o potencial considerável de seu poder naval da frota mercante, enquanto melhora as capacidades de projeção estratégicas e de apoio marítimo do Exército Popular de Libertação."

A China aumentou o número de ogivas nucleares e agora é capaz de instalá-las em mísseis de longo alcance, especialmente no DF-41.

Pequim construiu novos foguetes supersônicos que alcançam ultra velocidades e não podem ser detectados.

As novas armas hipersônicos da China têm o potencial de neutralizar a defesa estratégica dos Estados Unidos devido à sua capacidade de manobra insuperável em altas velocidades, de acordo com o especialista militar Franz-Stefan Gady.

A China concebeu submarinos de mísseis balísticos capazes de destruir todos os estados dos EUA mediante lançamentos táticos debaixo das águas do Oceano Pacífico na região do Havaí.

Pequim tem feito mísseis 'assassinos' para resistir aos ataques dos porta aviões norte-americanos.

Enquanto os EUA tentam reduzir os gastos militares, o orçamento de defesa chinês cresce anualmente de forma significativa. No entanto, a China gasta atualmente em suas forças armadas 132,000 bilhões, valor bem abaixo dos 600 bilhões de dólares norte-americanos que se destina-se as despesas militares nos EUA.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/guerras/os-sinais-de-uma-possivel-guerra-entre-a-china-e-os-eua.html

Bactéria carnívora faz quarta vítima fatal nos EUA

Um homem do condado de Hillsborough morreu nesta quinta-feira por causa de uma infecção causada pela perigosa e rara bactéria Vibrio vulnificus, que contraiu no Mississippi, de acordo com o departamento de saúde local, relata a ABC Action News.

Segundo as autoridades locais, este ano foram registrados 10 casos de infecção com a bactéria, quatro deles fatais.

O Vibrio vulnificus é um bacilo que é encontrado naturalmente na água do mar quente e pertence aos tipos de bactérias que se alimentam de carne.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/pestes/bacteria-carnivora-faz-a-quarta-vitima-fatal-nos-eua.html

Violência inter-religiosa aumenta no Brasil

Resultado de imagem para Violência inter-religiosa aumenta no BrasilUma menina agredida à saída de um culto afro-brasileiro, um centro de espiritismo atacado, um médium assassinado no Rio de Janeiro, o túmulo de outro médium muito famoso profanado em Minas Gerais: a violência inter-religiosa aumenta no Brasil, em particular no Rio.

Eduardo Paes, o presidente da câmara desta cidade, que acolherá os Jogos Olímpicos em 2016, apressou-se a pedir desculpa "em nome dos cariocas" a Kailane Campos, de 11 anos. A menina foi ferida na cabeça à pedrada por dois homens que lhe chamaram "diabo" e gritaram "Jesus está para chegar". Kaliane Campos estava vestida de branco, a roupa tradicional do Candomblé, um rito afro-brasileiro muito difundido.

"A marca do Rio é a diversidade. É inaceitável que uma pessoa seja agredida por causa da sua religião", disse Campos, enquanto o arcebispo católico, Orani Tempesta, vê "estes sinais de intolerância religiosa como muito inquietantes".

"Numa cidade que vai receber os Jogos Olímpicos, tem que se apoiar a diversidade cultural. Não somos contra os evangélicos, mas contra uma minoria fascista que tem um projecto de construção de um poder hegemónico. É muito perigoso para a liberdade de expressão e para a democracia brasileira", disse Ivanir dos Santos, um babalawo (guardião dos segredos do Candomblé) que coordena, desde 2007, a marcha contra a intolerância religiosa que reúne todos os anos centenas de milhares de pessoas de todos os credos na praia de Copacabana.

No domingo, uma marcha de apoio à menina atacada juntou 1500 pessoas, entre os quais muitos evangélicos que "rejeitam o fanatismo de certos grupos".

"Estas perseguições não são de hoje mas estão a piorar, e nós queremos romper o silêncio. Alguém devia responder por estes actos de violência. O Governo federal deve criar um plano nacional para combater a violência religiosa", disse Ivandir dos Santos.

No maior país católico do mundo, onde metade dos 202 milhões de habitantes são negros ou mestiços, o sincretismo religioso está muito presente. Depois de assistirem à missa de Natal no dia 24 de Dezembro, no dia 31 milhões de brasileiros vestem-se de branco e negro para fazerem a oferenda a Yemanjá, a deusa do mar no Candomblé. Muitos acreditam nos espíritos e na reencarnação.

Porém, desde há 30 anos, as igrejas evangélicas proliferam, sobretudo nos meios pobres, e "diabolizam" os cultos de origem africana.

Nas prisões, os pastores são muito activos e hoje muitos traficantes de droga ordenam o encerramento dos terreiros (lugares de culto do Candomblé) nas favelas, sublinha Ivandor Santos. "É racismo. O fim do sincretismo coincide com a ascensão das igrejas evangélicas".

"No Rio, estes neo-pentecostalistas mudaram a cultura moderna da cidade. A alegria — como o Carnaval e o samba — tornou-se pecado", diz o presidente do Instituto para a Diversidade de Salvador da Bahia, Hélio Santos.

Este responsável diz ser adepto "da doutrina espírita" fundada no século XIX pelo francês Allan Kardec. Foi popularizada no Brasil por Chico Xavier, que morreu em 2002 aos 92 anos e cujo túmulo foi profanado na sexta-feira da semana passada em Uberaba, no estado de Minas Gerais.

"É preciso valorizar a diversidade. O Brasil está à beira de se tornar anacrónico, de fazer marcha atrás. Um país que quer ser a quinta ou a sexta potência do mundo até 2030 não conseguirá o seu objectivo com as posições evangélicas. A sociedade deve reagir urgentemente", defende Hélio Santos, que é doutorado em Economia.

Nota que o grupo parlamentar Frente Evangélica, que se opõe à igualdade racial e de género, ao aborto e ao casamento gay, é hoje a terceira força do Parlamento e que o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, é pentecostalista. Acrescenta: "Os evangélicos também têm um grande peso na comunicação social, fazem proselitismo e são muito bons em marketing".

Evangélicos crescem

Segundo o Censo 2010, divulgado na sexta-feira da semana passada, o número de evangélicos no Brasil cresceu 61,5% em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis.

"Temos notado um declínio acentuado da população católica no Brasil, e essa é uma tendência observada nos Censos de 1991, 2000 e 2010", disse o investigador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Cláudio Dutra. "São as igrejas pentecostais que puxam o crescimento da população evangélica como um todo", acrescentou.

Entre 2000 e 2010, o total de evangélicos subiu de 26,2 milhões de pessoas para 42,3 milhões. A proporção de evangélicos em relação à população avançou de 15,5% para 22,2%. Em 1991, representavam apenas 9% por cento da população. 

O número de católicos, por seu lado, encolheu nesses dez anos de 73,6% dos brasileiros para 64,6% (em 1991 eram 83% da população.

A confissão evangélica, diz o estudo do IBGE, tem mais penetração entre os jovens. "A proporção de católicos é maior entre as pessoas com mais de 40 anos, decorrente de gerações que se formaram em períodos de hegemonia católica. Os evangélicos têm maior proporção entre crianças e adolescentes."

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/a-violencia-inter-religiosa-aumenta-no-brasil.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...