terça-feira, 24 de março de 2015

Utah autoriza execuções por pelotão fuzilamento,à falta de injecção letal

O estado de Utah, nos Estados Unidos, vai retomar o uso de pelotões de fuzilamento para executar prisioneiros condenados à pena de morte, quando as drogas utilizados nas injeções letais não estiverem disponíveis.

O governador do estado norte-americano do Utah, Gary Herbert, assinou a lei na segunda-feira.
Utah autoriza execuções por pelotão fuzilamento, à falta de injecção letal 
A medida faz do Utah o único estado dos EUA a utilizar pelotões de fuzilamento como método de execução.

Alguns estados dos EUA estão a considerar recorrer a métodos de execução alternativos, uma vez que têm grandes dificuldades em obter as drogas por injeção letal devido a uma escassez nacional e a um boicote internacional, sobretudo por parte dos fabricantes europeus que se opõem à pena capital e se recusam a vender as misturas letais.

Grupos de direitos civis afirmaram que o recurso a pelotões de fuzilamento faz o Utah «olhar para trás e andar para trás».

«Os que se opuseram a este projeto de lei são os mesmos que se opõem à pena de morte, e essa decisão já está tomada no nosso estado», disse, em comunicado, Marty Carpenter, porta-voz do governador.

 O governador Herbert considera o pelotão de fuzilamento «um pouco horrível », mas disse que o Estado precisa de um método de execução alternativo.

«Preferimos usar o nosso principal método de injeção letal quando tal sentença é emitida», disse o porta-voz do governador, segundo a BBC.

«No entanto, quando um júri toma a decisão e um juiz assina uma sentença de morte, é a obrigação do Poder Executivo impor essa decisão legal».

Provavelmente decorrerão anos até à próxima execução no Utah. O chefe do sistema prisional de Utah, disse que o estado não tem quaisquer reservas de drogas para a injeção letal.

A nova lei no Utah retoma o uso de pelotões de fuzilamento mais de uma década depois de o Estado abandonar essa prática.

Devido à intensa atenção dos media, os legisladores do Utah deixaram há vários anos de oferecer a escolha aos presos de morte por fuzilamento.

No entanto, um grupo de presos condenados à morte antes de 2004 ainda tem a opção de morrer às mãos de um pelotão de fuzilamento.

Ronnie Lee Gardner, um assassino condenado que atirou e matou um advogado na tentativa de escapar da prisão, foi o último prisioneiro executado por um pelotão de fuzilamento, em 2010.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=765511

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...