Bem, isso é um pouco embaraçoso. Um foguete russo está agora preso em órbita depois de ter sofrido uma falha no motor – e pode cair de volta na Terra.
A Roscosmos, a agência espacial estatal da Rússia, lançou seu foguete Angara A5 como parte de uma demonstração na segunda-feira, informa o NASASpaceflight.com. A espaçonave se dirigia para a órbita do cemitério, uma região do espaço ao redor da Terra para onde os satélites são normalmente direcionados ao final de sua vida operacional.
Porem, antes que o foguete pudesse alcançar seu destino final, seu motor de estágio superior falhou por dois segundos em sua segunda queima. Isso deixou o foguete e sua carga útil presos em uma órbita terrestre muito baixa.
O foguete está tão baixo que agora se espera que passe por uma reentrada descontrolada, de acordo com alguns especialistas.
Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, tweetou que a massa do foguete e a carga útil pesam “cerca de quatro toneladas” ao todo, “então alguns pedaços podem atingir a superfície da Terra”.
Isso tem uma grande semelhança com o foguete Long March 5B da China (também conhecido como Deathrocket [Foguete da Morte]), que caiu de volta à Terra em uma queda descontrolada em maio deste ano. No entanto, deve-se notar que o Long March pesava 22,5 toneladas – muito maior do que o foguete da Rússia.
Embora seja provável que Angara se queime em pedaços menores (em sua maioria) inofensivos, ainda é muito embaraçoso para os esforços espaciais da Rússia – especialmente considerando a polêmica que ela causou (com a questão da Estação Espacial Internacional).
Além disso, é mais do que suficiente para reacender alguma ansiedade familiar de um grande foguete caindo em nossas casas.
https://www.ovnihoje.com/2021/12/31/foguete-russo-preso-em-orbita-baixa-podera-cair-para-a-terra/
Sem comentários:
Enviar um comentário