segunda-feira, 25 de abril de 2022

Escândalo com contratos milionários e duvidosos na compra de máscaras abala a autarquia de Madrid !

José Luiz Martinez, Presidente da Câmara de Madrid
A Câmara Municipal de Madrid está a ser acusada de falta de cuidado na assinatura de contratos com fornecedores de materiais protetores em Março de 2020, no início da pandemia.

A Câmara de Madrid está a ser abalada devido à compra de máscaras. José Luis Martínez Almeida, autarca da capital espanhola e membro do Partido Popular, está envolvido num escândalo semelhante ao que há algumas semanas abalou Isabel Díaz Ayuso, presidente do governo regional, cujo irmão foi um dos fornecedores de um contrato para fornecimento dos materiais protetores.

Segundo o Expresso, nem Ayuso nem Almeida são suspeitos de crimes, mas os casos levantam questões éticas devido à assinatura de contratos públicos com pessoas com ligações aos responsáveis políticos.

Em causa está o acesso de Luis Medina (aristocrata irmão do duque de Feria e filho da conhecida modelo Naty Abascal) e Alberto Luceño (empresário do mundo da moda) ao departamento de adjudicações de Madrid. Na altura, os processos normais de concursos públicos estavam suspensos devido à escassez de material que era urgentemente necessário.

Os dois apresentaram uma proposta para o fornecimento de equipamentos de combate à covid-19, como máscaras ou testes, logo no início da pandemia — e apenas algumas horas depois, o contrato estava assinado. A empresa ganhou 11,9 milhões de euros com o negócio e seis milhões foram para Medina e Luceño.
 
Os preços dos fornecimentos também levantaram suspeitas, com cada máscara fornecida a custar 6,5 euros. A qualidade das luvas compradas também era defeituosa e a empresa do fornecimento Sinclair & Wilde levantou suspeitas devido à sua solvência.

A procuradoria anti-corrupção divulgou agora as conclusões da investigação aos contratos e o juiz abriu um processo por delitos de burla agravada, falsidade documental, branqueamento de capitais e, provavelmente, apropriação de bens.

O magistrado queria apropriar-se das comissões pagas a Medina e Luceño, mas o dinheiro já desapareceu devido a investimentos em veleiros, uma frota de carros de luxo que inclui Ferraris e Lamborghinis, apartamentos e relógios de ouro.

Almeida não está acusado de nenhum crime e diz-se ser vítima de uma burla, mas está a ser criticado pela falta de cuidado na atribuição dos contratos. O político diz que está a ser alvo de uma caça às bruxas e atira-se à oposição.

“Se o que esta esquerda pretende é acabar com as políticas de centro-direita em Madrid e dar cabo das pessoas que representam essa política, saiba que não vai conseguir”, afirma.

https://zap.aeiou.pt/escandalo-contratos-mascaras-madrid-474371

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...