A tempestade econômica não passou; a falsa calma é apenas o olho do furacão financeiro.
Para entender o cataclismo econômico à frente, faça as contas. Aqueles que esperam que a pandemia do Covid-19 deixe a economia dos EUA intocada estão implicitamente fazendo essas alegações absurdamente improváveis:
1. A China retomará a produção e o transporte pré-pandêmico nas próximas duas semanas.
Para entender o cataclismo econômico à frente, faça as contas. Aqueles que esperam que a pandemia do Covid-19 deixe a economia dos EUA intocada estão implicitamente fazendo essas alegações absurdamente improváveis:
1. A China retomará a produção e o transporte pré-pandêmico nas próximas duas semanas.
2. Os consumidores chineses retomarão os empréstimos e gastos a taxas pré-pandêmicas em algumas semanas.
3. Todas as fábricas e todos os trabalhadores da China retomarão a produção pré-pandêmica total sem encerramentos ou interrupções permanentes.
4. Os estoques just-in-time da Corporate America serão expandidos magicamente para cobrir semanas ou meses de interrupção da cadeia de suprimentos.
5. Nenhuma das milhares de pessoas que voaram diretamente de Wuhan para os EUA em janeiro é portadora assintomática do coronavírus que escapou da detecção no aeroporto.
6. Nenhuma das milhares de pessoas que voaram da China para os EUA em fevereiro é portadora assintomática do coronavírus.
7. Nenhuma das milhares de pessoas que estão em quarentena própria quebrou a quarentena para ir a Safeway em busca de leite e ovos.
8. Nem uma única pessoa que encontrou o Covid-19 depois de chegar aos EUA temeu ser deportada, de modo que não foi a um hospital e, portanto, é desconhecida pelas autoridades.
9. Embora as autoridades americanas tenham testado apenas um punhado relativo das milhares de pessoas que vieram de pontos quentes da Covid-19 na China, elas pegaram todas as transportadoras assintomáticas.
10. Nem uma única transportadora assintomática pegou um voo da China para o sudeste da Ásia e, em seguida, embarcou imediatamente em um voo para os EUA.
Eu poderia continuar, mas você entendeu: um patógeno extremamente contagioso que é transmitido por portadores que não sabem que têm o vírus a pessoas que infectam outras pessoas em um círculo em rápida expansão foi completamente controlado pelas autoridades americanas que não o fizeram testou ou até acompanhou dezenas de milhares de potenciais transportadoras nos EUA
Essas mesmas autoridades rapidamente alegam que o risco de propagação do Covid-19 nos EUA é baixo, mesmo quando as 14 pessoas infectadas que eles colocam em um avião acabam infectando 25 passageiros no voo. Essas mesmas autoridades tentaram transferir pessoas em quarentena para uma instalação degradada em Costa Mesa na CA, que não era adequada para quarentena, forçando a cidade a entrar com uma ação judicial para interromper a transferência.
Essas ações geram confiança inabalável na resposta oficial dos EUA? Você deve estar brincando.
Faça as contas, pessoal. O coronavírus já está nos EUA, mas as autoridades não têm como rastreá-lo devido à sua disseminação por portadores assintomáticos. As pessoas que nem sabem que têm o vírus estão voando para aeroportos intermediários fora da China e pegando voos para os EUA.
Nenhuma das características conhecidas do vírus suporta a confiança projetada pelas autoridades. Os testes não são confiáveis, poucos estão sendo testados, as transportadoras não podem ser detectadas porque não apresentam sintomas, o vírus é altamente contagioso, milhares de possíveis transportadoras continuam chegando aos EUA etc. etc. etc.
A rede de viagens globais permanece intacta. A remoção de alguns nós (Wuhan, etc.) não reduz a conexão de toda a rede, o que permite a propagação rápida e invisível do vírus.
Segundo, o que as autoridades chamam de reação exagerada é simplesmente gerenciamento prudente de riscos. Como observei ontem em Quantos casos de Covid-19 serão necessários para você decidir não freqüentar locais públicos ?, quando uma pandemia abstrata se torna real, as prateleiras são esvaziadas e as ruas desertas.
Não são necessários milhares de casos para provocar uma redução drástica na disposição de se misturar com multidões de estranhos. Um número relativamente pequeno de casos é suficiente para ser consequencial.
Muitos dos novos empregos criados na economia dos EUA na última década estão no setor de serviços de alimentos e bebidas, o setor que é imediatamente impactado quando as pessoas decidem diminuir seu risco ficando em casa em vez de ir a restaurantes, teatros e bares lotados etc.
Muitos desses estabelecimentos estão pendurados por um fio devido a aluguéis, impostos, taxas, assistência médica e salários crescentes. Muitos funcionários também estão presos por um fio, apenas pagando aluguel se receberem grandes gorjetas.
Os bancos centrais podem emprestar dinheiro para a existência, mas não podem substituir a perda de renda. Uma porcentagem significativa dos estabelecimentos de alimentos e bebidas da América é precária financeiramente, e seus proprietários exaustos ficam esgotados com o estresse de manter seus negócios à tona à medida que os custos continuam subindo. O impacto financeiro inicial, à medida que as pessoas reduzem sua exposição pública, será mais do que suficiente para fazer com que muitos fechem suas portas para sempre.
À medida que as pequenas empresas se dobram, as receitas fiscais locais crateram, desencadeando crises fiscais nos orçamentos do governo local, dependentes de receitas cada vez maiores de impostos e taxas.
Uma porcentagem significativa dos mutuários da América é precariamente financeiramente, com um salário ou uma despesa inesperada, além da inadimplência em empréstimos para estudantes, empréstimos para automóveis subprime, pagamentos com cartão de crédito etc.
Uma porcentagem significativa das empresas americanas é financeiramente precária, dependente da expansão da dívida e do aumento do fluxo de caixa para atender à crescente carga da dívida. Qualquer acerto em suas receitas desencadeará quebras que desencadearão efeitos de segunda ordem no sistema financeiro global.
A economia global é tão dependente de euforia especulativa, alavancagem e dívida que qualquer choque externo a derrubará de cara no chão. A economia dos EUA é muito mais precária do que a anunciada.
A tempestade econômica não passou; a falsa calma é apenas o olho do furacão financeiro.
Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário