quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Talibãs “marionetas” de um poder secreto com ameaça de colapso financeiro e guerra interna !

O Afeganistão vive tempos de dúvida e muito medo, com a situação financeira a complicar-se. O sistema bancário do país está à beira do colapso e a guerra interna no topo da hierarquia dos talibãs só acrescenta problemas. Enquanto isso, a influência dos país vizinhos é questionada e pode ser decisiva.


O sistema bancário do Afeganistão está à beira do colapso. O alerta é do director-executivo do Banco Islâmico do Afeganistão, um dos maiores do país.

“Há grandes levantamentos a acontecerem”, salienta Syed Moosa Kaleem Al-Falahi em declarações à BBC. “Só estão a acontecer levantamentos, a maioria dos bancos não está a funcionar e não fornece todos os serviços”, refere ainda.

A economia do país já estava em crise antes da tomada de poder por parte dos talibãs, dependendo muito da ajuda internacional. Mas, agora, com a instabilidade política e social e com o congelamento de fundos, após o triunfo dos talibãs, a situação complicou-se ainda mais.

Os EUA congelaram 10 mil milhões de dólares de reservas do Banco Central do Afeganistão, pressionando o país por causa dos direitos humanos, em especial das mulheres e das etnias minoritárias.

O Afeganistão tem também barrado o acesso a fundos do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial.

A ONU já veio avisar que o país precisa de aceder a essa ajuda internacional para evitar “uma crise económica severa”.

China e Rússia como tábuas de salvação

Enquanto isso, os talibãs estão a virar-se para “a China e a Rússia”, em busca de financiamento, segundo nota à BBC o director-executivo do Banco Islâmico do Afeganistão.

A China está particularmente interessada na reconstrução do Afeganistão e já cedeu ao país milhões de dólares em alimentos e vacinas contra a covid-19.

Mas com a inflação a disparar, a moeda do país em queda e muitas pessoas a perderam os seus empregos, a questão humanitária começa a ganhar força.

O Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas já alertou que apenas 5% das famílias têm comida suficiente todos os dias.

Talibãs divididos entre políticos e militares

Como se tudo isso não bastasse, surgem muitas dúvidas quanto ao poder instalado no país.

Os rumores sobre divisões internas nos talibãs continuam depois do desaparecimento de Mullah Abdul Ghani Baradar, co-fundador dos talibãs e que chegou a ser apontado como primeiro-ministro, tendo depois passado a vice-primeiro-ministro do Governo que foi anunciado como “temporário”.

Baradar já voltou a aparecer em público após se ter especulado que teria sido morto numa discussão com um líder militar dos talibãs por causa da formação do novo Governo.

A revista britânica The Spectator avança também a possibilidade de ele ter sido feito “refém” e não é certa a sua influência actual no seio do grupo.

Está em causa “uma divisão político-militar”, com os líderes armados do grupo, os que lutaram na frente de batalha, a sentirem que “algo lhes é devido por 20 anos de luta”, como aponta a Al Jazeera.

Assim, Baradar pertence ao lado mais diplomático que é pela moderação para apacificar o povo e a comunidade internacional, tendo, inclusive, defendido mais lugares para as minorias étnicas no Governo e também a manutenção da bandeira com as cores verde, vermelho e preto, a par da bandeira dos talibãs, como reporta o The Spectator.

Mas do outro lado estão os talibãs combatentes que “ainda aguardam os despojos da guerra”, como nota a Al Jazeera.

Contudo, também nas bases do grupo, os combatentes mais rasos estarão a percorrer grandes e pequenas cidades, saqueando os bens das famílias de antigas autoridades do país.

Pelo meio há receios de que estes anseios pessoais levem a um clima de terror, onde ninguém estará a salvo.

Quem manda mesmo no Afeganistão?

No meio de toda esta situação delicada, é preciso entender também qual é o papel que os vizinhos Paquistão e Irão estão a ter na actual realidade do Afeganistão, e no seu futuro.

Os dois países têm sido acusados, pela comunidade internacional, de apoiar os talibãs e as suas acções terroristas.

A The Spectator assegura que o Paquistão influenciou a formação do novo Governo, garantindo que “as posições-chave fossem para os leais” ao país, sobretudo da temível rede Haqqani, onde se integram os combatentes mais temíveis dos talibãs, e assegurando que os mais diplomatas que negociaram a saída dos EUA “fossem rebaixados”.

A rede Haqqani é liderada por Sirajuddin Haqqani, cuja cabeça os EUA têm a prémio, como um dos terroristas mais procurados do mundo. A discussão de Baradar terá sido com ele.

A The Spectator nota que, na formação do novo Governo talibã, Baradar foi o grande derrotado, o que indicia que venceu a ala mais militarista do grupo.

Entretanto, ninguém sabe do paradeiro do grande líder militar dos talibãs, Haibatullah Akhunzada, surgindo rumores de que pode estar morto.

Este vazio de liderança está a alimentar as divisões internas e ninguém sabe como tudo isto vai acabar.

Além disso, questiona-se quem manda verdadeiramente no Afeganistão nesta altura.

Mas parece evidente que o Governo dos talibãs será uma espécie de “marioneta” da verdadeira fonte de poder, “uma shura secreta”, ou seja, um “corpo consultivo” localizado em Kandahar, onde estarão “os verdadeiros tomadores de decisão”, segundo destaca a Al Jazeera.

Talibãs instrumentalizados pelo Paquistão

Por outro lado, surge a ideia de que os talibãs poderão ser “meros fantoches” das autoridades paquistanesas, até porque o Paquistão teve um papel decisivo na tomada de poder no Afeganistão.

O antigo vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh, já defendeu que os talibãs são instrumentalizados pelos serviços secretos do Paquistão, conhecidos como ISI.

A facção militarista dos talibãs “está profundamente incorporada no aparato de segurança do Paquistão”, segundo a The Spectator que explica que o seu aparecimento está profundamente associado ao Paquistão e à chamada “Universidade da Jihad” que se localiza precisamente no Paquistão. Muitos dos líderes talibãs foram “formados” nessa “Universidade”.

A grande dúvida, agora, é perceber “como o Paquistão administrará o seu novo poder no Afeganistão”, constata The Spectator. Era um poder que procurava “desde a invasão soviética, há mais de 40 anos, mas, como um cão a perseguir um carro, parecem incertos sobre o que fazer agora que o tomaram”, acrescenta a publicação.

Em termos geopolíticos, o controlo do Governo do Afeganistão permite ao Paquistão ganhar “profundidade estratégica” na região, e, portanto, ganhar força na eterna disputa com a Índia, como refere o analista de política internacional Zia Pacha Khan, um afegão-americano, num artigo divulgado pela agência de notícias online do Afeganistão, The Khaama Press.

Uma “guerra em grande escala”?

O Paquistão tem tido um “papel duplo”, apoiando os esforços americanos no Afeganistão, mas também ajudando os talibãs que têm “santuários e portos seguros” naquele país, onde têm também acesso a “propaganda maciça, financiamento e apoio ao recrutamento”, como destaca Zia Pacha Khan.

Mas, neste jogo de interesses, os ânimos entre Afeganistão e Paquistão podem agravar-se, nomeadamente se os sentimentos anti-Paquistão crescerem entre uma população afegã movida pela emoção do nacionalismo.

Assim, pode estar em ebulição uma “guerra em grande escala” que será “uma catástrofe para a região”, mas que também terá “um grande impacto internacional com o potencial de arrastar os EUA e a NATO”, ou não fosse o Paquistão uma potência nuclear, como analisa Zia Pacha Khan.

Uma potencial guerra com o vizinho poderia ser um factor de união entre os talibãs divididos e as diferentes etnias do Afeganistão.

Por outro lado, apesar do seu poderio militar, o Paquistão está ciente de que os afegãos podem “prejudicar” a sua “ambição” em termos de estratégia económica na região.

Portanto, Paquistão e Afeganistão podem “destruir-se mutuamente”, afiança ainda Zia Pacha Khan, concluindo que a aliança é o melhor caminho para os dois países e para a região – e evidentemente também para o mundo.

https://zap.aeiou.pt/talibas-marionetas-poder-secreto-434993

 

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos !

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance de três mil quilómetros.


Apesar de a arma ainda estar em fase de testes na Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos Lançadores, poderá percorrer três mil quilómetros em aproximadamente 25 minutos.

Ao contrário dos mísseis balísticos, a nova arma deverá manter-se dentro da atmosfera terrestre para evitar sistemas de alerta. Ao mesmo tempo usa tecnologia do sigilo ativo para evitar ser detetada por radares da terra, refere Sun Zheng, da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos Lançadores, citado pelo South China Morning Post.

Ainda assim, os especialistas frisam que a utilização da arma invisível não representa riscos para a vida humana. Contudo, as fortes ondas eletromagnéticas produzidas podem “provocar a destruição de dispositivos eletrónicos da rede de informação num raio de dois quilómetros”, refere a revista Tactical Missile Technology, citada pelo jornal chinês.

Segundo os investigadores, uma das principais vantagens desta tecnologia é o facto do inimigo não conseguir saber quando esta está a caminho.

Quando um objeto viaja pelo ar a uma velocidade extremamente elevada, as moléculas de ar são ionizadas pelo calor e formam uma fina camada de plasma sobre a superfície do objeto.

A camada de plasma pode absorver os sinais de radar, embora não todos. Para realizar a ocultação total, a nova arma irá converter o calor ambiental em eletricidade, e irá utilizar essa eletricidade para alimentar vários geradores de plasma localizados em diferentes zonas do corpo do míssil.

Além disso, a arma deverá utilizar explosivos químicos. A explosão química pode comprimir um imã carregado eletricamente, conhecido como “gerador de compressão de fluxo”, que converte a energia de choque em rajadas curtas, porém extremamente potentes, de microondas.

O novo projétil utiliza super condensadores com uma densidade de potência vinte vezes superior à das baterias. Estes condensadores são carregados durante o percurso, convertendo a energia do gerador de calor em eletricidade.

A arma “pode libertar 95% da energia em apenas 10 segundos, permitindo que uma descarga instantânea cause danos por pulso eletromagnético […] A arma de pulso eletromagnético de sigilo ativo, baseada na regeneração de energia, ajusta-se à tendência atual de desenvolvimento da guerra rápida, confronto forte e danos aos sistemas de informação em todas as dimensões”, afirmou a equipa.

https://zap.aeiou.pt/china-arma-invisivel-destruir-redes-434780

 

Há cada vez mais cidades chinesas com cortes de energia — E isso poderá ter consequências globais !

Embora o problema já se tenha começado a sentir em julho, na última semana deixou de atingir apenas as zonas industriais para se estender aos bairros residenciais. População foi desaconselhada a não usar dispositivos com elevado consumo nas horas de maior procura.


A falta de energia na região nordeste da China está a deixar casas sem eletricidade e a ditar a paragem de inúmeras fábricas. A situação está a atingir dimensões tais que alguns estabelecimentos a funcionar com recurso à luz das velas, o que está a contribuir para aumentar as consequências económicas do problema – agravado, em termos sociais, pelo facto de as temperaturas, naquela região, começarem a baixar para os valores típicos do outono naquela região, ou seja, muito baixos.

Desde a última semana, a distribuição de energia tem vindo a ser racionada nas horas de maior procura, com a população — que recorre às redes sociais para apelar ao Governo que resolva a situação — a queixar-se de que os cortes estão a acontecer com mais frequência e a durar mais tempo. A Administração Nacional de Energia já ordenou às empresas de distribuição de carvão e gás natural que assegurem a distribuição de energia suficiente para manter as casas quentes durante o inverno.

Na origem desta crise pode estar, aponta o The Guardian, o limitado fornecimento de carvão e as regras mais restritivas das emissões de carbono, o que poderá prejudicar a componente produtiva das indústrias de várias regiões e constituir, em último caso, um risco para as cadeias de abastecimento globais – numa altura em que o mundo ainda se depara com a falta de microcomponentes necessários para a produção de dispositivos eletrónicos (em Portugal, a AutoEuorpa é o exemplo mais relevante).

As empresas chinesas com fábricas nas regiões mais afetadas foram quase obrigadas, nos últimos dias, a suspender as produções, de forma a não ultrapassarem os limites impostos pelo Governo estatal que visavam promover a eficiência. No entanto, economistas e grupos ambientes acreditam que as fábricas já terão ultrapassado os valores estabelecidos para a totalidade do ano de 2021, como resultado da maior procura causada pela paragem a que a pandemia obrigou. No horizonte perspetiva-se também meses complicados face à proximidade do Natal.

A Apple, por exemplo, também deverá ser prejudicada, com a sua empresa fornecedora de componentes Eson Precision Engineering a anunciar, no domingo, que iria reduzir a atividade da sua fábrica em Kunshan, na zona oeste de Shanghai, até quinta-feira, “em linha com as “políticas restritivas do uso de energia impostas pelo governo local”. A empresa esclareceu-se a afirmar que a decisão não deverá ter um “impacto significativo” nas operações, ao passo que a Apple optou, até ao momento, por não comentar.

Para além das consequências económicas e sociais, a situação já teve impactos de índole humanitária. Na cidade de Liaoyang, 23 trabalhadores de uma fábrica foram hospitalizados depois de o sistema de ventilação do complexo ter sido desligado após um corte de energia. Na mesma cidade, há ainda relatos que reportam o declínio da situação desde julho até que na última semana terá atingido um nível severo — com os cortes a expandirem-se desde as zonas industriais para as residenciais.

Em Huludao, os responsáveis locais pediram aos residentes que não usassem dispositivos eletrónicos com grande consumo de energia associado, tais como esquentadores ou micro-ondas, durante as horas de maior procura. A agência Reuters noticiou recentemente que muitos centros comerciais estão também a reduzir o horário de funcionamento.

A crise energética está, assim, a agravar-se num momento-chave em que a economia chinesa está, num contexto pós-pandemia, a dar sinais de abrandamento. Paralelamente, o país depara-se atualmente com uma enorme incerteza relacionada com o futuro da Evergrade, a segunda maior empresa imobiliária do país.

Internacionalmente, a China comprometeu-se com uma redução de 30% na intensidade da sua energia. Algumas autoridades regionais, nos últimos meses, a redobrarem os esforços tendo em vista a redução da emissão dos gases com efeito de estufa, uma vez que apenas dez das 30 regiões conseguiram atingir os objetivos estabelecidos nesta área na primeira metade do ano.

https://zap.aeiou.pt/ha-cada-vez-mais-regioes-chinesas-com-cortes-no-fornecimento-de-energia-e-isso-podera-ter-consequencias-globalmente-434885

 

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo !

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente encomendado por aquela entidade.


O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, classificou a situação como “angustiante”, enquanto a diretora regional para África, Matshidiso Moeti, disse que se sente “humilhada, horrorizada e com o coração partido”, noticiou o Guardian. Fontes diplomáticas avançaram que quatro pessoas foram despedidas e duas suspensas.

A comissão responsável pela investigação examinou cerca de 80 casos de jovens e mulheres, com idades entre os 13 e os 43 anos, e identificou 21 funcionários locais e internacionais da OMS entre os abusadores. Segundo o relatório, os abusos resultaram em 29 gestações, com alguns dos perpetradores a insistir que as mulheres abortaram.

A maioria das vítimas era “altamente vulnerável”, maioritariamente mulheres mais jovens, em situações económicas precárias. As conclusões chegam meses após a media ter noticiado que a OMS foi informada sobre abusos ocorridos em 2019, não conseguindo ainda assim impedir o assédio e até mesmo promovendo um dos envolvidos.

A equipa conseguiu obter a identidade de 83 alegados abusadores. As conclusões confirmam relatos de que esses funcionários exigiam sexo em troca de contratos de trabalho, ameaçavam de morte as mulheres que recusassem e, nos casos mais graves, estavam envolvidos em agressões sexuais.

Os abusos na RDC terão ocorrido durante um surto de Ébola nas províncias de Kivu do Norte e Ituri – áreas de instabilidade política e conflito armado, que causaram a morte de 2.280 pessoas em dois anos.

https://zap.aeiou.pt/dezenas-mulheres-abusadas-funcionarios-oms-434875

 

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual !

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual dezenas de pessoas testemunharam.


De acordo com a imprensa local, o júri anunciou o parecer nove horas depois de deliberações, presumindo que a antiga estrela de R&B dos anos de 1990, que apenas reagiu à decisão, poderá passar várias décadas na cadeia.

R.Kelly foi acusado pelo Tribunal Federal do Distrito Leste de Nova Iorque por crimes de crime organizado, coerção e transporte de mulheres e raparigas menores para envolvimento em atividades sexuais ilegais, nos EUA, durante 20 anos, acusações semelhantes às que enfrenta em Chicago, onde esteve preso, desde 2019 até junho passado.

Em 12 de julho de 2019, o cantor norte-americano foi detido em Chicago na sequência de 13 acusações, depois de ter sido acusado de abuso de menores no início daquele ano.

“As acusações incluem pornografia infantil, sedução de uma menor e obstrução à justiça”, dizia o porta-voz do Ministério Público, Joseph Fitzpatrick, na ocasião.

As acusações foram proferidas num tribunal federal do distrito norte de Illinois.

Foi a segunda vez nesse ano que o cantor norte-americano foi detido sob acusações de crimes sexuais. Em fevereiro, foi formalmente acusado de 10 crimes de abuso sexual agravado envolvendo quatro vítimas, três das quais menores à data dos acontecimentos.

À época, R. Kelly declarou-se inocente e foi libertado sob fiança.

https://zap.aeiou.pt/cantor-r-kelly-culpado-trafico-sexual-434663

 

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos !

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a hipótese de um atentado terrorista.


A explosão, cuja origem e localização ainda não foram determinadas, provocou um incêndio por volta das 5 da manhã, horário local (4 da manhã em Lisboa), que obrigou parte dos residentes a saírem das suas casas, informaram os serviços de emergência.

Centenas de pessoas foram evacuadas dos edifícios e há mais de 20 feridos.

O número de pessoas que foram transferidas para um centro hospitalar é de 23, das quais cinco foram de ambulância e três estão gravemente feridas, todas mulheres e com idades entre os 60 e os 80 anos, detalhou o Hospital Universitário Sahlgrenska.

A polícia abriu uma investigação sobre o caso, enquanto no local continuam os trabalhos para apagar o incêndio.

Um morador disse a um jornal sueco que a explosão parece ter tido lugar no pátio interno do complexo, cuja porta foi destruída, conforme transcreve a ABC News.

As autoridades estão a considerar várias teorias, incluindo a possibilidade de uma explosão de gás, mas também um eventual engenho explosivo deixado junto ao portão, como reporta a ABC News.

“Acreditamos que alguma coisa que não tem causas naturais explodiu“, refere o porta-voz da polícia Christer Fuxborg a um jornal sueco, como cita a ABC News.

“Uma explosão numa zona de habitações, ou uma explosão em geral, não têm, normalmente, origens naturais”, refere ainda o chefe das operações de socorro, John Pile, citado pelo Le Figaro.

https://zap.aeiou.pt/explosao-suspeita-suecia-434728

 

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022 !

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022.


A 31 de Março de 1981, John Hinckley Jr tentou assassinar o então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, tendo disparado à porta do hotel Hilton em Washington.

Uma das balas atingiu Reagan perto do coração e outras pessoas também foram atingidas, incluindo o então porta-voz da Casa Branca, James Brady, que ficou paralisado, e um polícia de Washington D. C., Thomas Delahanty.

O objectivo era impressionar a actriz Jodie Foster, por quem tinha uma obsessão por ter visto no filme Taxi Driver. O homem de 66 anos pode agora sair em liberdade total em Junho de 2022.

Os documentos judiciais mostram que um juiz federal no distrito de Columbia aprovou um acordo entre o Departamento da Justiça e Hinckley, que esteve internado mais de 30 anos num hospital psiquiátrico, tendo saído em 2016.

Dentro de nove meses, as regras de controlo judicial como controlo médico e restrição de movimentos vão ser totalmente levantadas desde que Hinckley se mantenha “mentalmente estável”, segundo o juiz. Recorde-se que o homem foi considerado iniumputável pela justiça na altura devido aos problemas mentais.

“Se não tivesse tentado matar um presidente, já o teríamos libertado há muito mais tempo”, disse o magistrado. Barry Levine, advogado de Hinckley, já se mostrou feliz com a decisão, dizendo que este é “um grande dia para a saúde mental“.

A procuradora Kacie Weston afirmou durante a audiência que o Departamento de Justiça dos EUA concorda com a libertação sem restrições, mas só depois de Junho de 2022, já que quer que os procuradores continuem a monitorizar o comportamento de Hinckley enquanto ele se habitua a viver sozinho após a morte da mãe.

No entanto, a Fundação Ronald Reagan expressou a sua discordância, em comunicado: “Ao contrário do juiz, pensamos que John Hinckley continua a representar uma ameaça para outros e opomo-nos firmemente à sua libertação”.

Num artigo para o Washington Post, Patti Davis, filha de Reagan, também se mostra descontente com a libertação e diz temer que Hinckley a procure. “Não acredito que John Hinckley tenha remorsos”, disse Davis.

https://zap.aeiou.pt/homem-que-tentou-matar-ronald-reagan-vai-ser-libertado-em-2022-434624

 

Coreia do Norte lança “projétil não identificado” !

A Coreia do Norte lançou um “projétil não identificado” no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento.


A Coreia do Norte lançou um “projétil não identificado” pelas 06h40 (21h40 de segunda-feira em Lisboa), anunciou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), que não adiantou mais nenhum detalhe.

O míssil de curto alcance terá sido disparado da província interior de Chagang.

O embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, disse que o país tem o “direito legítimo” para testar armas e “fortalecer [as suas] capacidades de defesa”.

Entretanto, o Departamento de Estado norte-americano condenou o lançamento de mísseis da Coreia do Norte, apelando a Pyongyang para que encetasse diálogo.

“Os Estados Unidos condenam o lançamento do míssil”, lê-se numa declaração.

“O lançamento é uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa uma ameaça para os vizinhos da Coreia do Norte e para a comunidade internacional”, afirmou, apelando a Pyongyang a “dialogar”.

“Ninguém pode negar o nosso direito à autodefesa”, insistiu o Kim Song, pedindo aos Estados Unidos que cessem a “política hostil” contra a Coreia do Norte.

Também o Japão está a intensificar a vigilância sobre a Coreia do Norte, disse esta terça-feira o primeiro-ministro nipónico, horas após o lançamento de um míssil para o mar do Japão.

De acordo com Tóquio, poderia ter sido um míssil balístico, o que violaria as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) impostas ao regime de Pyongyang, proibido de realizar tais testes e que tem sido repetidamente sancionado pelos seus programas de mísseis e nucleares.

O lançamento desta terça-feira ocorre pouco depois de o regime testar dois mísseis balísticos de curto alcance a 15 de setembro e um míssil de cruzeiro dias antes, numa recente série de testes.

“Estamos a intensificar a nossa vigilância e a analisar a situação”, disse o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga.

Pouco depois do teste de armas desta terça-feira, o embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Kim Song, num discurso perante a Assembleia Geral da ONU defendeu o direito de Pyongyang a desenvolver e testar armamento avançado para salvaguardar a sua segurança face à constante “ameaça” colocada pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.

“A possível eclosão de uma nova guerra na península coreana foi travada não por causa dos EUA. É porque o nosso Estado está a desenvolver forças dissuasoras fiáveis que podem controlar as forças hostis nas suas tentativas de invasão militar”, argumentou o diplomata norte-coreano.

https://zap.aeiou.pt/coreia-norte-lanca-projetil-nao-identificado-434623

 

 

Durante a Administração Trump, CIA terá abordado hipótese de raptar e até assassinar Assange !

Em 2017, a CIA terá considerado raptar e discutido planos para assassinar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, atualmente preso em Londres.


Membros seniores da CIA discutiram a possibilidade de raptar e de assassinar Julian Assange durante a presidência de Donald Trump. A investigação do Yahoo News, publicada no domingo, expõe os planos da agência norte-americana, que remontam a 2017, altura em que o fundador do WikiLeaks estava refugiado na embaixada do Equador em Londres.

Alguns antigos funcionários dos serviços de inteligência dos Estados Unidos revelaram que o plano da CIA pressupunha, em primeiro lugar, raptar Assange da embaixada. A ideia era “invadir a embaixada, arrastar [Assange] para fora e levá-lo para onde quiséssemos”.

No entanto, avança o Yahoo, o plano não ficava por ali. Alguns altos funcionários da CIA e da Administração Trump chegaram a discutir o assassinato de Assange, “chegando ao ponto de solicitar ‘esboços’ ou ‘opções’ de como o matar”. “Parecia não haver limites”, disse um antigo responsável da contraespionagem. 

Mike Pompeo, então diretor da CIA, “procurava vingança contra o WikiLeaks e Assange, que tinha procurado refúgio na embaixada do Equador desde 2012 para evitar a extradição para a Suécia. Pompeo e outros chefes de agência ‘estavam completamente desligados da realidade porque estavam embaraçados” com uma publicação do WikiLeaks sobre o Vault 7, disse um antigo elemento da segurança nacional, referindo-se a um conjunto de ferramentas usado pela CIA para ataques informáticos.

Um ex-funcionário do Governo de Donald Trump chegou mesmo a dizer que “o WikiLeaks era uma obsessão de Pompeo”. “Depois do Vault 7, Pompeo e Gina Haspel [vice-diretora da CIA] queriam vingar-se de Assange.”

Alguns funcionários e membros do Conselho de Segurança Nacional contestaram o plano, por dúvidas quanto à legalidade do mesmo. Além disso, alguns funcionários do Governo entraram secretamente em contacto com funcionários e membros do comité de inteligência no Senado para os alertar sobre as recentes propostas de Pompeo.

É por esse motivo que o Yahoo News não conseguiu confirmar se as sugestões contra Assange chegaram a ser aprovadas pela Casa Branca. A CIA não quis comentar e Mike Pompeo não respondeu aos pedidos de esclarecimentos.

Citado pelo Raw Story, Trevor Timm, diretor da Fundação para a Liberdade de Imprensa, disse que estas novas revelações “envolvem um desrespeito chocante pela lei”.

A CIA é uma vergonha“, atirou. “O facto de ter contemplado e se envolvido em tantos atos ilegais contra o WikiLeaks, os seus associados, e mesmo outros jornalistas premiados, é um escândalo que deveria ser investigado pelo Congresso e pelo Departamento de Justiça. A Administração Biden deve retirar imediatamente as suas acusações contra Assange. O caso já ameaça os direitos de inúmeros repórteres.”

Julian Assange é acusado pela justiça norte-americana de 18 crimes, incluindo espionagem, arriscando até 175 anos de prisão caso seja considerado culpado. Apesar dos apelos dos defensores da liberdade de imprensa, a Administração Biden recusou retirar as acusações e continuou a tentativa do seu antecessor de extraditar o fundador do WikiLeaks.

Em janeiro, os EUA perderam uma das batalhas judiciais, após o Tribunal Criminal de Old Bailey, em Londres, ter rejeitado o pedido de extradição do fundador da WikiLeaks para os Estados Unidos.

https://zap.aeiou.pt/cia-hipotese-assassinar-assange-434654

 

Sérvia envia tanques, tropas e caças para fronteira com Kosovo !


  https://undhorizontenews2.blogspot.com/

A crise energética global se agrava - Rumores de conflito na antiga Jugoslávia !

Putin convoca Conselho de Guerra enquanto o mundo mantém "silêncio estrondoso" na véspera da eclosão de conflito

Um novo relatório agourento do Conselho de Segurança (SC) que circula no Kremlin hoje, notando que o presidente Putin convocou pela primeira vez em seis meses seu conselho de guerra com a presença do primeiro-ministro Mikhail Mishustin e todos os vice-primeiros-ministros, diz que o melhor resumo da crise atual foi feito pela porta-voz do Itamaraty Maria Zakharova, que lamentou que o Ocidente coletivo “tenha assumido o direito de cuidar do futuro do mundo em um momento em que o mundo não está pedindo por isso”, afirmou: “O mundo está pedindo ao Ocidente apenas uma coisa - voltar ao consenso do direito internacional ... Como você deve saber, o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, dirigiu-se à ONU com a ideia de uma hashtag - # OurRulesUNCharter ... Em outras palavras, é um apelo ao retorno aos princípios fundamentais que levaram décadas para criar, que foram aprovadas coletivamente e que desempenharam a função principal - evitaram que o mundo mergulhasse em outro desastre como o que a humanidade sofreu no século 20".
 
Em um retrocesso aos tempos desastrosos do século 20, este relatório observa, ontem ele viu o líder socialista supremo Joe Biden ordenando que um bombardeiro estratégico B-52H com armas nucleares se dirigisse ao espaço aéreo da Federação Russa na Região Militar Oriental, o que foi rapidamente repelido por três aviões de caça Sukhoi-35S ativados pelo Ministério da Defesa (MoD) - imediatamente após o qual o MoD ativou um regimento de artilharia da Divisão da Novorossiysk Guards Airborne-Assault Mountain, que com a participação de cerca de 2.000 soldados e mais de 100 itens de combate e equipamentos especiais começaram exercícios de combate em larga escala na Crimeia - são forças militares russas especificamente treinadas para lutar em terreno montanhoso dos Bálcãs - onde hoje as tropas sérvias estão em alerta intensificado na fronteira com o Kosovo.

Kosovo, país ilegal dos Bálcãs, que nem a Rússia nem a Sérvia reconhecem, explica este relatório, é uma criação sion-americana que agora é o primeiro narco-estado da Europa - de acordo com a definição de narco-estado do Fundo Monetário Internacional, Kosovo é um estado “onde todas as instituições legítimas foram penetradas pelo poder corrupto e riqueza do comércio ilegal de drogas ”- este fim de semana viu sob cerco onde os sérvios étnicos incendiarem prédios do governo de Kosovo por causa de seu tratamento vil - em resposta à Sérvia empurrando tanques, forças militares e aviões de combate para a fronteira de Kosovo - e na véspera do início das hostilidades, o presidente sérvio Aleksandar Vucic acaba de apavorar o mundo com sua declaração marcante: “A ocupação completa do norte de Kosovo e de Metohija com veículos blindados por Pristina vem acontecendo nos últimos sete dias, e todos na comunidade internacional permanece em um silêncio estrondoso ”.

Os membros do Conselho de Segurança nesta transcrição concordam que o "silêncio estrondoso" sobre o conflito iminente que está prestes a eclodir nos Bálcãs de forma sangrenta está sendo orquestrado pelo regime sion socialista de Biden, mais particularmente porque eles são os instigadores desta crise de que precisam para desviar a atenção para longe seus próprios fracassos contínuos tanto em casa quanto no cenário internacional - um líder socialista fabricado em crise e que Biden precisa desesperadamente para castigar o bicho-papão russo a fim de manter intacta sua aliança rapidamente desgastada com a União Europeia - um plano demoníaco que ontem deu em um grande obstáculo chamada a eleição alemã, cujos resultados chocantes levaram Biden a exclamar demente de medo: “Vou ser maldoso!”.
Com os eleitores alemães tendo abalado a paisagem política do país e confinado o domínio do Partido Democrata Cristão e do Partido Social Democrata à história, detalha este relatório, esta eleição viu o partido da chanceler Angela Merkel sofrer sua pior derrota desde a sua fundação em 1945 —Uma eleição que viu a Alternativa da extrema direita para o Partido da Alemanha e o Partido de extrema esquerda Die Linke perderem votos, embora o partido de extrema direita tenha exclamado alegremente: “Apesar de nosso resultado relativamente mais fraco, cumprimos nossa missão: Merkel está fora” —Uma eleição que viu o povo alemão elogiando a histeria climática socialista-globalista, mas em sua votação esmagadora disse: "Sim, sim, a proteção climática é boa, mas não deve ser muito cara" - sem nenhum partido com assentos suficientes para se ter maioria significa que eles precisarão formar uma coalizão de governo - uma coalizão tripartite que inclua o Partido Social-democrata, o Partido Verde e o Partido Democrata Livre - todos os três desprezam e desconfiam da América e de sua agenda socialista-globalista, razão pela qual está sendo dito hoje: “A bagunça que Merkel deixa para trás pode levar ao colapso da União Europeia”. Enquanto o regime sóciopata de Biden observa seus planos de hegemonia continuada sobre a Alemanha e, por extensão, a União Europeia cair em chamas, este relatório continua, vem ao mesmo tempo que a crise energética global empurrou os preços do petróleo para um pico de três anos - uma crise energética global que acabou de fazer o Goldman elevar sua meta de preço do petróleo no final do ano para US $ 90, o que fará com que os americanos paguem mais de US $ 5 por galão pela gasolina - uma crise energética global que neste fim de semana viu os postos de gasolina na Grã-Bretanha secarem e o militares se aproximando de uma chamada para lidar com força com esta crise - uma crise de poder global que atingiu a China com tanta força que suas fábricas estão fechando agora, principalmente aquelas que fornecem peças para Apple e Tesla, e está causando uma explosão de artigos sombrios como “ O choque da oferta de Energia se aproxima: “Os mercados globais sentirão o aperto muito em breve” da próxima crise da China ”- para a União Europeia, à medida que essa crise energética global se agrava, ela vê artigos agora aparecendo como“ A dura verdade por trás da energia da Europa e Crise ”, que afirma com sinceridade:“ Não está claro se os políticos europeus estão cientes do papel que suas próprias políticas desempenharam na criação desta crise ”- e ao saber dessa verdade, fez com que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, dissesse esta manhã que a Rússia poderia oferecer gás extra para a Europa Ocidental, já que seus consumidores vêem as contas de energia dispararem em meio à escassez de suprimentos, com ele acrescentando: “A Gazprom está pronta para fechar novos contratos? ... Claro que está, porque nossos consumidores na Europa são nossos principais parceiros ... No entanto, é improvável que o aumento do fornecimento para atender a uma demanda inesperada seja alcançado da noite para o dia ... As instalações de armazenamento subterrâneo não podem ser retiradas em poucos dias simplesmente abrindo uma válvula ... Existem limites tecnológicos ”. Agora que está sendo relatado "há pouco mais de oito meses no cargo, o presidente Biden está se afogando em crises e seu índice de aprovação está despencando", conclui este relatório, Biden e seus socialistas demoniocratas foram rudemente recebidos esta manhã pelo artigo esquerdista do Politico "Joe Biden, Welcome To The Thunderdome ”, onde revela:“ O presidente passou o fim de semana trabalhando nos telefones na esperança de fazer seu partido aprovar sua agenda doméstica ... Coletivamente, é uma tentativa de jogar tudo pela parede para empurrar por meio de um plano de gastos sociais e climáticos de US $ 3,5 trilhões apenas para os democratas, junto com um pacote de infraestrutura bipartidário com um preço de US $ 550 bilhões ... E ilustra o sentimento de desespero que tomou conta do partido, já que esses itens da agenda parecem dolorosamente próximos de falhar no Congresso ”- uma revelação da condenação pendente rapidamente juntou-se à presidente da Câmara a socialista, Nancy Pelosi, comprovando a veracidade do velho ditado“ Você sabe que um comunista está mentindo quando seus lábios estão se movendo ”, quando de repente ela se voltou contra seu próprio moderados democratas devem reagendar a votação de um projeto de infraestrutura que ela prometeu que seria colocado em primeiro lugar - o que não surpreende por que o Wall Street Journal, em seu artigo mordaz "Pelosi Goes For Broke", afirma: "Focado em seu legado, o porta-voz empurra os democratas para votarem que encerrarão carreiras em 2022 ... Para a Sra. Pelosi, o sucesso legislativo em seus termos é tudo o que importa ... O destino do partido em 2022 é acidental, já que ela provavelmente se aposentará e assim que os direitos estiverem em vigor ela acha que os republicanos não terão coragem de revogá-los ... O presidente da Câmara continuará marchando, mesmo que isso ultrapasse sua própria maioria ”. [Observação: algumas palavras e / ou frases que aparecem entre aspas neste relatório são aproximações em inglês de palavras / frases russas sem correspondência exata.]

https://www.whatdoesitmean.com

 

ONU avisa que estamos à beira da Aniquilação Nuclear ! Ás portas da "Grande Guerra" !!!

Parece que neste 2021 "a tempestade perfeita" está se formando . E não apenas por causa da pandemia , terremotos ou erupções vulcânicas, mas também as tensões entre os países estão no auge. Caso você ainda saiba o objetivo declarado de um novo acordo de defesa entre os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, denominado AUKUS (Austrália-Reino Unido-Estados Unidos, em inglês) é supostamente manter um “Indo-Pacífico livre e aberto”, com submarinos com propulsão nuclear observando. Mas você pode adicioná-lo à lista de acordos entre democracias que tentam conter o poder crescente da China.
A chamada associação Quad criada após o devastador tsunami no Oceano Índico de 2004 e até mesmo a aliança de inteligência "Cinco Olhos" da Segunda Guerra Mundial agora parecem estar focadas na China. As crescentes alianças têm provocado a fúria do Gigante asiático e a preocupação de que as novas associações possam alimentar uma perigosa corrida armamentista no mundo. Até a raiva de Pequim foi de tal magnitude que ameaçou diretamente a Austrália, alertando que agora é um alvo nuclear. E todos esses conflitos globais levaram a ONU a assegurar que estamos à beira da aniquilação nuclear.

Aniquilação da humanidade
 
Enfrentar a ameaça das armas nucleares, disse António Guterres Secretário-Geral da ONU tem sido fundamental para o trabalho das Nações Unidas desde o seu início; a primeira resolução da Assembleia Geral em 1946 buscou a eliminação dos armamentos nacionais de armas atômicas e de todas as outras armas importantes adaptáveis ​​à destruição em massa.
Guterres observa que, embora o número total de armas nucleares esteja diminuindo há décadas, cerca de 14.000 estão em estoque em todo o mundo enfrentamos o maior nível de risco nuclear em quase quatro décadas.

“Os Estados estão melhorando qualitativamente seus arsenais e estamos vendo sinais preocupantes de uma nova corrida armamentista” disse Guterres durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU esta semana. "A humanidade permanece inaceitavelmente perto da aniquilação nuclear."

Cooperação global
 
Na última quinta-feira o chefe da ONU pediu a todos os países que possuem tecnologia nuclear a assinatura do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT), que foi adotado em 1996 e assinado por 185 países. No entanto para que o CTBT entre em vigor, ele deve ser assinado e ratificado por 44 países detentores de tecnologia nuclear específicos, oito dos quais ainda não ratificaram o Tratado : China, Egito, Índia, Irã, Israel, Coréia do Norte, Paquistão e o Estados Unidos.

"Estamos nesse estado de limbo há muito tempo", continuou Guterres.

2022: A última esperança
 
No entanto, Guterres disse que vê a decisão da Rússia e dos Estados Unidos de prorrogar o Novo START (Tratado de Redução de Armas Estratégicas) e de dialogar como um sinal de esperança. Ele acrescentou que o Tratado de Proibição de Armas Nucleares que entrou em vigor em janeiro também é um passo positivo. A responsabilidade de aproveitar esses avanços afirmou o Secretário-Geral, é dos Estados membros. Descreveu a Conferência de Revisão do TNP, marcada para Janeiro de 2022 como uma janela de oportunidade para todos os países tomarem medidas práticas para impedir de forma abrangente a utilização e eliminação de armas nucleares.

"Agora é a hora de levantar essa nuvem para sempre, eliminar as armas nucleares de nosso mundo" , Guterres, "e dar início a uma nova era de diálogo, confiança e paz para todas as pessoas."
Os antigos gregos previram a "Grande Guerra"
 
É claro para nós que a China é atualmente considerada uma ameaça séria. Na verdade muitos acreditam que o conflito entre a China e os EUA tem ramificações globais. O que muita gente não sabe é que um modelo criado por Tucídides, historiador da guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta previa uma grande guerra. A armadilha de Tucídides é a dinâmica perigosa que ocorre quando um poder crescente ameaça substituir um poder estabelecido.

No mundo grego antigo Atenas era a que ameaçava Esparta. No final do século 19 a Alemanha desafiou a Grã-Bretanha. Hoje uma China em ascensão está potencialmente desafiando os Estados Unidos. E ao longo da história temos 16 exemplos de potências em ascensão em confronto com o poder estabelecido - 12 dos quais terminaram em guerra. Portanto tudo parece indicar que a "Grande Guerra" ocorrerá muito em breve. Tucídides nos mostrou que tudo está predestinado. A guerra entre os Estados Unidos e a China é inevitável. Agora só precisamos saber quando e onde isso vai começar.

Estamos às portas da "Grande Guerra"? Será o início da aniquilação da humanidade?

http://ufosonline.blogspot.com/search?updated-max=2021-09-27T17:41:00-03:00&max-results=20


 

"Agora aconteceu no Brasil" - Tempestade de Areia engole cidades do interior de São Paulo e Minas !

Uma tempestade de areia tomou conta de cidades do interior de São Paulo, Brasil no fim da tarde deste domingo. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira. Também há registro de tempestade de areia no interior de Minas Gerais.

De acordo com a Conexão Geoclima as tempestades previstas para este fim de semana em São Paulo chegaram a região de Franca e Ribeirão Preto e encontraram o solo seco devido a estiagem desta época do ano. O vendaval de areia ocorreu por causa do encontro de ventos fortes e uma área seca.

De acordo com a Metsul Meteorologia, são registradas, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo. Mas neste fim de semana a velocidade dos ventos foi muito superior. O Aeroporto de Ribeirão Preto chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva.

Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram a formação de áreas de instabilidade associadas ao calor no interior paulista. O aumento da umidade na região provocou a geração de nuvens do tipo Cumulonimbus, capazes de gerar granizo e vento forte.



http://ufosonline.blogspot.com/

 

Síndrome de Jerusalém - Viajar para a Cidade Santa pode deixá-lo louco !

Todos os anos na Cidade Santa de Israel um punhado de turistas cristãos é repentinamente transformado de pessoas aparentemente saudáveis ​​e normais em personagens bíblicos que cantam salmos e pregam nas ruas, muitas vezes vestidos com nada mais do que um lençol de hotel.
 
Os psiquiatras têm um nome para esse súbito aparecimento de delírio a Síndrome de Jerusalém que foi diagnosticada pela primeira vez pelo Dr. Heinz Herman na década de 1930.

Aqueles que são afetados pela Síndrome de Jerusalém começam a se banhar vigorosamente para se purificar, se vestem com mantos ou lençóis, e começam a pregar nas ruas acreditando que são Moisés, João Batista ou Jesus Cristo, entre outros, que foram enviados em uma “divina missão".

A Síndrome de Jerusalém geralmente é benigna; no entanto sabe-se que as pessoas afetadas por ela causam problemas. Esse foi o caso do turista australiano Dennis Rohan em 1969.

Alegando estar em uma missão de Deus, Rohan ateou fogo na mesquita de Al Aqsa o que levou a tumultos em toda a cidade. Desde este incidente médicos e policiais tratam o comportamento bizarro da Síndrome de Jerusalém com cautela.
 
À medida que o ano 2000 se aproximava o número de turistas que antecipavam o apocalipse que se aproximava cresceu drasticamente levando a um aumento de estranhas figuras bíblicas perambulando pelas ruas de Jerusalém. Foi estimado que até 50 pessoas por semana necessitariam de hospitalização um aumento surpreendente de uma média de 20 a cada ano.
Homem que afirma ser um Messias em Tel-Aviv, 2010.

Embora a Síndrome de Jerusalém afete muitos que têm um histórico de problemas psiquiátricos muitos que experimentam os mesmos delírios são empresários, professores e profissionais sãos, saudáveis ​​e bem-sucedidos.

A síndrome geralmente afeta cristãos protestantes, mas também foi relatada em judeus religiosos e em casos raros, católicos. Geralmente com duração de cerca de uma semana, a maioria pode ser trazida de volta à realidade (com ajuda) e não tem memória de sua persona bíblica de vida curta.

A causa mais óbvia da Síndrome de Jerusalém é o fanatismo religioso. O fato de que afeta apenas cristãos e alguns judeus sugere que os indivíduos são propensos a sentir o desejo de ser “chamados por Deus” e podem interpretar as impressões e sentimentos que obtêm ao passear pela cidade como uma convocação divina real.

Uma das teorias mais controversas sugere que a Síndrome de Jerusalém existia antes do Cristianismo e pode ter realmente contribuído para a fundação da religião.
 
Essa teoria sugere que figuras históricas da Bíblia como João Batista, os apóstolos e até mesmo Jesus Cristo foram afetadas pela síndrome. Isso no entanto não fornece uma explicação sobre as origens de tal fenômeno.

http://ufosonline.blogspot.com/

 

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária !

Uma mutação do parasita que causa a malária está a “camuflar” as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença.


De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e rápidos, a que estamos habituados, os testes à malária têm ajudado a manter a doença relativamente sob controlo no continente africano. Mais de uma década depois da introdução destes testes, parasitas da malária estão a aprender a “esconder-se” deles.

Em muitos países africanos, apenas as pessoas cujos resultados do teste rápido são positivos é que são tratadas.

“Esta é uma grande ameaça ao controlo da malária”, disse Jane Cunningham, do Programa Global de Malária da Organização Mundial de Saúde, em Genebra, citada pela New Scientist.

Em 2016, na Eritreia, muitas crianças que pareciam estar realmente doentes com malária apresentaram teste negativo. Análises ao sangue realizadas consequentemente revelaram que, de facto, estas crianças estavam infetadas com malária.

“Eles pensaram que havia algo errado com o teste”, disse Cunningham. Mas não. A sua equipa descobriu que até 80% dos parasitas da malária na zona têm mutações em que não produzem as duas proteínas — pfhrp2 e pfhrp3 — detetadas pelos testes rápidos.

Os parasitas parecem prosperar sem as proteínas pfhrp, cuja função é desconhecida. Seria este um problema local, sentido apenas na Eritreia? Para averiguar esta possibilidade, os investigadores fizeram os mesmos testes na vizinha Etiópia.

“Não encontramos uma prevalência tão alta como na Eritreia, mas encontramos níveis verdadeiramente preocupantes”, disse Jane Cunningham.

Como solução, as zonas com este parasita mutante da malária estão a usar outro teste, que identifica uma proteína diferente. No entanto, estes testes não são tão confiáveis — sendo, por exemplo, menos resistentes ao calor.

O ideal seria que o teste olhasse para vários marcadores biomoleculares, mas isto tornaria os testes mais caros e complexos, realça Cunningham.

https://zap.aeiou.pt/mais-dificil-detetar-tratar-malaria-434790

 

Derretimento do gelo polar está a “empenar” o planeta !

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre.


À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do nível da água do mar é usado para remodelar as linhas costeiras por todo o mundo. Mas os efeitos no próprio planeta podem ser ainda mais dramáticos.

Segundo o Futurism, a camada mais externa do nosso planeta é surpreendentemente elástica, mas isso não significa que não esteja a sofrer com as consequências do derretimento. Cientistas da Universidade de Harvard descobriram que a crosta terrestre recupera depois de o gelo derreter, mas nem sempre volta a ter uma forma perfeitamente esférica.

As deformações são maiores do que o que os cientistas pensavam e podem ter influências nos ecossistemas de uma determinada área durante milhares de anos.

Prova disso são as partes da crosta à volta do Ártico, que continuam a expandir-se. Depois da Idade do Gelo, e à medida que mais gelo derrete por causa das alterações climáticas, as expansões e os efeitos de deformação são agravados.

“Os processos da Era do Gelo demoram muito, muito tempo para acontecer e, portanto, ainda podemos ver os resultados hoje”, comentou a investigadora Sophie Coulson. Por isso, é importante compreender como é que a Terra está a mudar de forma a tornar mais fácil estudar e prever movimentos tectónicos, terramotos e outros processos geológicos.

Em relação às mudanças climáticas, a equipa destaca que, enquanto o gelo da Antártida derrete, a crosta terrestre fica mais leve e empurra esse gelo ainda mais para fora, causando um derretimento ainda maior.

https://zap.aeiou.pt/derretimento-gelo-polar-empenar-planeta-434492

 

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Homo Ferox - Livro investiga origens da violência humana !

Como descrever os seres humanos? Do latim Homo sapiens, já demonstramos ao longo da história nossa capacidade de apresentar sabedoria e inteligência para construir sociedades complexas, inventar ferramentas impressionantes e sobretudo desenvolver sistemas de comunicação que nos distinguem de outras espécies de animais — e aqui fica o destaque para a palavra "animal".

Mas há quem argumente que poderíamos também nos chamar Homo ferox, uma terminologia em latim que também nos caracterizaria como seres cruéis e ferozes, capazes de elaborar grandes guerras, matar seus iguais por ódio e cometer vários tipos de atrocidade. 

Esse é o tema de estudo do livro Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la (2021), do autor Reinaldo José Lopes, repórter e colunista da editoria de Ciências da Folha de S.Paulo. Em entrevista ao Mega Curioso, Lopes falou um pouco mais sobre o que os leitores podem esperar de seu trabalho. 

Origem animal

(Fonte: Pixabay) 

(Fonte: Pixabay)

Por mais diferenciados e únicos que os seres humanos se sintam pelo potencial de seus cérebros e por serem os "únicos seres racionais do universo", nós nunca deixamos de ser mais que "animais" — é o que ressalta Reinaldo José Lopes em sua obra. Para ele, a ideia de que existe um abismo entre humanos e animais é antiga em nossas sociedades, mas foi muito aumentada com o passar dos séculos.

Embora tenhamos aprendido a trabalhar com a natureza de uma forma que outras espécies nunca foram capazes, ainda temos as mesmas origens. "A própria Bíblia diz que nós somos animais, que temos poucas diferenças entre eles na hora de comer, beber, morrer, nascer e crescer", destacou o escritor, que tem base cristã-católica. 

Para o autor, o verdadeiro abismo que existe entre seres humanos e demais animais é, de fato, a linguagem, inegavelmente mais complexa e sem paralelos no reino animal. "Quando analisamos outros símios, como os chimpanzés, orangotangos, bonobos ou os grandes cetáceos, como golfinhos, orcas, algumas baleias, todos eles têm comportamentos sociais e emocionais muito próximos à racionalidade", ele acrescentou.

Apesar da existência da racionalidade nos seres humanos, Lopes aponta que ela é normalmente usada como "segundo passo" nas nossas tomadas de decisão. Nesse ponto, critérios como a empatia podem até surgir para evitar desastres e, para que tenhamos compaixão por um inimigo, mas são frequentemente deixados de lado pelos instintos de guerra.

A violência humana

(Fonte: Wikimedia Commons) 

(Fonte: Wikimedia Commons)

Então, se os homens são razoavelmente racionais e têm consciência social, automaticamente nos tornamos as criaturas mais violentas do universo, certo? Para Lopes, não é bem assim que as coisas funcionam: "Eu não acho que a gente é o animal mais cruel da natureza. A gente é apenas um animal razoavelmente cruel, assim como outros primatas, mas que ganhou poderes muito acima do normal".

Com 20 anos de carreira como jornalista científico, Reinaldo enxerga no potencial armamentício humano um verdadeiro potencializador da violência. De acordo com o escritor, os Homo sapiens nasceram como criaturas caçadoras-coletoras e têm um nível de violência não tão fora da curva quando em comparação com outros primatas.

Para Lopes, animais que desenvolvem grandes grupos sociais e são territorialistas costumam apresentar um grau de violência elevado. Entretanto, o grande cérebro humano abriu uma brecha para criarmos ferramentas muito mais complexas para o bem e para o mal. "Se dessem uma metralhadora na mão de um chimpanzé ou para um macaco-prego, isso seria igualmente algo horroroso", ele brincou. Na visão do autor, a questão passa longe de uma maldade intrínseca ao ser humano, mas sim aos meios que ficaram a nossa disposição para a arquitetar o estrago.

Imposição de ideologias

(Fonte: Wikimedia Commons)(

Fonte: Wikimedia Commons)

Por mais vastas e complexas que sejam as sociedades humanas ao passar dos séculos, algumas coisas se repetem com frequência ao longo da história. Como aponta o jornalista, 90% da violência física humana está associada ao ser masculino — o que aponta para similaridades para machos de outras espécies — e uma cultura territorialista batizada de "nós contra eles", o que normalmente gera os conflitos de larga escala.

Além das grandes guerras e dos conflitos entre grupos, preconceitos como o racismo e a homofobia surgem da maneira como os seres humanos constroem suas identidades em relação à identidade de outros grupos. Dessa forma, nossa evolução biológica e também cultural fez com que desenvolvêssemos um fio condutor comum para a violência humana.

A busca pela paz

(Fonte: Unsplash) 

(Fonte: Unsplash)

Em Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la, Reinaldo José Lopes destaca que a mensagem final do livro deve ser dupla: nós não podemos subestimar os aspectos violentos da nossa espécie, mas ainda temos um espaço para evoluir como criaturas e é por esse percurso que as coisas têm caminhado. 

"A avaliação sobre o século XXI é que temos algumas tendências ainda preocupantes, como a volta do nacionalismo político, o fundamentalismo religioso — embora a religião não seja o problema — e o crescimento desenfreado das redes sociais. Porém, ainda temos um cenário muito positivo como espécie para caminharmos no futuro", ele alertou.

No livro, Lopes cita dados que mostram como a violência humana comparativamente vem diminuindo em relação ao que ocorria nas sociedades antigas. "Nós precisamos aprender a lidar com a polarização política, ter um pouco mais de imaginação para criarmos uma sociedade que se enxerga como pessoas semelhantes e que, mesmo lá no fundo, todos nós temos conceitos parecidos do que é o bem e do que é o mal", pontuou Reinaldo.

Sendo assim, a busca pela paz ainda é algo que está em nossas mãos e que podemos mirar no futuro, mas de maneira alguma podemos relaxar na luta por esse objetivo em qualquer momento.  

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/119994-homo-ferox-livro-investiga-origens-da-violencia-humana.htm

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...