"Vinga-te dos crimes cometidos pelos 'kuffar' (apóstatas) contra os teus irmãos e irmãs muçulmanas", de acordo com uma mensagem em inglês dessa campanha de propaganda numa conta próxima da organização Al-Qaida na Península Arábica (AQPA) e distribuída por diversas contas relacionadas.
Os apelos transmitidos nessa conta anónima no serviço de mensagens instantâneas, que foi aberta na segunda-feira, foram elaborados de forma profissional e incluem fotografias, frases e textos de incitação em árabe, inglês e russo.
"Se sonhas viajar para a terra da jiad [guerra santa] para defender os muçulmanos, tens uma opção melhor: vencer e castigar os inimigos de Alá nas suas casas", sublinham alguns anúncios.
Apesar de a maioria destes textos não esclarecer os motivos da vingança, dois cartazes referem-se às operações militares nas quais participam os Estados Unidos, a Rússia e a França contra grupos extremistas na Síria.
"Alá mostrou-te o que deseja e grande é oferecer a felicidade aos corações de crianças e mulheres sírias e emboscar os inimigos de Alá e atacar pontos sensíveis nos seus países", afirmou.
Um destes textos define o "lobo solitário" como um "jovem que desestabiliza os apóstatas na sua terra".
Em janeiro de 2015, a AQPA reivindicou, em vídeo difundido na internet, o atentado contra a redação do semanário satírico Charlie Hebdo, em Paris, e no qual morreram 12 pessoas.
A AQPA, com base no Iémen e dirigida pelo líder iemenita Qasem al Rimi, conhecido como "Abu Huraira al Sannani", é considerada um dos ramos mais perigosos e ativos da Al-Qaida pelas autoridades norte-americanas.
Fonte: http://www.jn.pt/mundo/interior/al-qaeda-apela-a-lobos-solitarios-para-atacarem-eua-franca-e-russia-5584109.html
Sem comentários:
Enviar um comentário