quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Inundações na Índia deixam mais de 200 mortos

Pelo menos 209 pessoas morreram e mais de 13 milhões foram afetadas pelas inundações que há dias castigam a Índia, onde a situação começou a melhorar e não há previsão de novas tempestades nas próximas 48 horas, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes oficiais.
O estado ocidental de Gujarat é um dos piores, com 72 mortos e 6,8 milhões de afetados, enquanto Bengala registrou 85 falecimentos e 6,2 milhões de afetados, disse o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), Anurag Gupta.
Bengala alagou na sexta-feira pelas precipitações devido à depressão criada pelo ciclone Komen.
As inundações se agravaram nos dias seguintes pela libertação excessiva de água de duas represas da Corporação Vale Damodar (DVC), confirmou uma fonte do escritório regional da NDMA.
Outra fonte desse departamento explicou à Agência Efe que o "nível de água está diminuindo" e que o rio Damodar voltará a níveis "normais" se não chover nas próximas 24 horas, embora tenha dito que foram registradas algumas precipitações ligeiras durante o dia.
Nos estados orientais de Jharkhand e Orisha quatro e cinco pessoas morreram, respectivamente, enquanto no nordeste Manipur faleceram outras quatro, além de cinco que permanecem desaparecidas, segundo o assessor de Operações.
O assessor acrescentou que em Orisha há cerca de meio milhão de afetados e que muitos outros foram afetados em outros estados.
Um porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres e Socorro do estado nordeste de Rajastão, Bijender Singh, indicou à Agência Efe que 12 pessoas morreram nos últimos dias por causa das inundações e rejeitou números superiores reportados anteriormente pelas autoridades centrais, já que se referiam ao cômputo total desde o começo da monção em junho.
O porta-voz acrescentou que a situação está "melhorando" e se encontra "sob controle" no estado, onde as chuvas registradas durante hoje foram de pouca intensidade e as equipes de resgate trabalham em várias operações.
No estado central de Madhya Pradesh, pelo menos 27 pessoas morreram hoje e outras 25 ficaram feridas por causa de uma enchente provocada pelas chuvas que arrastou dois trens, disse à Agência Efe o porta-voz de ferrovias, Alok Kumar.
"A situação está melhorando e não são esperadas chuvas fortes para as próximas 48 horas", manifestou o assessor de Operações sobre a situação geral no país.
Vários estados indianos foram castigados nos últimos dias por severas inundações, frequentes na época de mais intensidade das chuvas de monção entre julho e agosto, uma situação que em Bengala, Orisha e as regiões do nordeste se agravou a causa do ciclone Komen, que tocou a terra na sexta-feira no vizinho Bangladesh.

Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/grandes-sinais-do-ceu1400518699/inundacoes-na-india-deixam-mais-de-200-mortos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...